As duplas de Futevólei da U.Porto conquistaram quatro medalhas no CNU 2018. (Foto: CDUP-UP)

Com 21 medalhasnove das quais de ouro – em apenas sete dias, a Universidade do Porto viveu mais uma semana vitoriosa no desporto universitário, fruto de (mais) uma exibição categórica dos seus estudantes/atletas nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) de Futebol e Praia, Voleibol de praia, Futevólei, Andebol de Praia, Golfe, Triatlo e Taekwondo.

As conquistas começaram nos CNU’s concentrados de desportos de praia, que decorreram de 5 a 7 de junho, na Praia de Carcavelos. No Futebol de Praia e Andebol de Praia, as equipas masculinas chegaram ao título nacional universitário depois de somarem por vitórias  todos os jogos disputados. Já no setor feminino, a equipa de Futebol ficou-se pelo 2.º lugar do pódio, ao passo que a de andebol falhou o pódio depois de perder o jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugares, com o IPLeiria.

Tomás Silva e Luís Gomes sagraram-se campeões nacionais universitários de Voleibol de Praia. (Foto: CDUP-UP)

A U.Porto daria nova demonstração de força no CNU de Voleibol de Praia ao conquistar quatro medalhas em seis possíveis. Tomás Silva e Luís Gomes sagraram-se campeões nacionais universitários masculinos. Já as duplas Catarina Duarte / Inês Pereira e Afonso Guerreiro / Francisco Pombeiro sagraram-se vice-campeões nacionais, ao passo que a dupla Inês Soares / Rita Alves ficou-se pela medalha de bronze.

Brilhante foi também a participação no CNU de Futevólei, competição que a U.Porto conquistou tanto no setor masculino – por António Sousa e Carlos Pereira – como no feminino, pelas estudantes internacionais Isadora Velloso (Brasil) e Camila Bobenrieth (Chile). Para o Porto vieram também as medalhas de prata de Bruna Nunes e Andreia Sousa e o bronze de José Luís Azevedo e José Pedro Silva.

A equipa de Taekwondo terminou o CNU em 2.º lugar. (Foto: DR)

Das praias de Carvalos para os “greens” de  Vilamoura, a U.Porto disputou e conquistou 3 medalhas no Campeonato Nacional Universitário de Golfe. Leonor Bessa conquistou o título feminino, Rita Félix e Miguel Valença alcançaram as medalhas de bronze.

De ouro foi também a prestação do triatleta Gil Maia, que nadou, correu e pedalou para o título nacional universitário de Triatlo, disputado este sábado em Peniche. A nível coletivo, a equipa da U.Porto, constituída pelos estudantes Miguel Barros e Pedro Silva, terminou o CNU de Triatlo em 3.º lugar.

Gil Maia foi o grande dominador do CNU de Triatlo. (Foto: CDUP-UP)

A equipa de Taekwondo fechou esta semana de competição conquistando o 2º lugar coletivo do CNU da modalidade, fruto das quatro medalhas – duas de ouro, uma de prata e uma de bronze – conquistadas. Sara Vital (-68kg) e Alexandre Pereira (-68kg) são os novos campeões nacionais universitários, cabendo a prata a Pedro Santos (-68kg) e o bronze a Carlos Freira (Dan).

Numa altura em que as provas da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) estão prestes a chegar ao fim, a U.Porto tem ainda presença confirmada nos CNU’s de Escaoalda (16 e 17 de junho) e de Ginástica (30 de junho) Segue-se a participação nos Jogos Europeus Universitários, a principal competição do desporto universitário a nível europeu, que este ano se realiza em Coimbra, de 15 a 27 de julho.