Entre 15 e 19 de outubro, realizam-se mais de 25 sessões culturais abertas a todos os estudantes da U.Porto. (Foto: U.Porto)

Que comida é a mais típica? Como são os habitantes locais? Que tradições e costumes devem ser respeitados? Como é o processo de avaliação na universidade? Estas e outras questões são o ponto de partida para as mais de 25 sessões culturais que se realizam entre 15 e 19 de outubro, na Reitoria da U.Porto. Destinadas a estudantes que vão fazer Erasmus e outros programas de mobilidade fora de Portugal, estas sessões são organizadas diariamente e por país, num calendário disponível aqui.

As sessões serão lideradas por estudantes de mobilidade internacional – incoming e outgoing – da U.Porto

Coreia do Sul, Alemanha, Polónia, França, Grécia, Dinamarca, República Checa e EUA são alguns dos países por onde podem “viajar” os estudantes da U.Porto. Como guias destas “viagens”, as sessões culturais contam, na primeira pessoa, com o testemunho de estudantes outgoing, isto é, que já participaram em anos letivos anteriores em programas de mobilidade nesses países, mas também dos estudantes internacionais incoming e que estão, neste momento, a fazer um período de estudos na U.Porto.

O objetivo das sessões culturais passa precisamente por desconstruir alguns receios e esclarecer dúvidas sobre os potenciais países de acolhimento. Através da experiência de colegas nacionais e internacionais, os estudantes da U.Porto podem saber mais sobre o custo de vida, alojamento, transportes.

Com entrada livre, as sessões estão abertas a todos os estudantes da U.Porto, quer aos que já se candidataram e queiram conhecer melhor o país de destino, quer aos estudantes que ainda não apresentaram candidatura, mas que podem estar interessados em realizar um período de mobilidade num futuro próximo.