Vitória esmagadora frente à AAUTAD na final valeu estreia de ouro da U.Porto no pólo aquático.

A Universidade do Porto assinalou da melhor maneira a sua primeira participação de sempre no Torneio Nacional Universitário (TNU) de Pólo Aquático ao conquistar a medalha de ouro numa prova que, no passado dai 19 de maio, levou a Guimarães alguns dos melhores praticantes nacionais da modalidade dentro do contexto universitário.

No primeiro jogo, a U.Porto defrontou a AAUM acabando por vencer 18-2. O segundo jogo seria frente à AEIST que perdeu por falta de comparência. Já no último jogo do TNU, a equipa da U.Porto liderada por João Pedro Santos esmagou a AAUTAD ao vencer por 33-4, estreando-se com uma medalha de ouro na modalidade.

Em representação da U.Porto neste TNU de Pólo Aquático estiveram os atletas / estudantes Pedro Dâmaso (FLUP), Diogo Silva (FCUP), Tiago Silva, João Machado, Paulo Sousa e Rui Ferraz (FADEUP), Filipe Monteiro, Paulo Andrade, Nuno Marques e Gil Alhinho (FEP), José Oliveira, Roberto Alves, Bruno Oliveira, Ricardo Santos, João Baptista, Luis Baptista, Francisco Sousa e Manuel Cardoso (FEUP),

O fim de semana passado ficou também marcado pela participação da Universidade no TNU de Padel, disputado em Lisboa. Foi mais uma estreia para a U.Porto numa modalidade semelhante ao Ténis, mas jogada apenas por duplas e num campo com 20 m de comprimento por 10 m de largura, com paredes nos fundos e parte das laterais.

Apesar do terceiro lugar em pares mistos conquistado por Miguel Saraiva e Mariana Pinto (FMUP), a U.Porto não conseguiu conquistar nenhuma medalha devido à regra dos 2/3, em que se participarem apenas três equipas só as primeiras duas classificadas são medalhadas.

Em equipas masculinas Afonso Vieira(FEP)/Nuno Rolla (FEP) foram os que chegaram mais longe na competição alcançando o 4º lugar. Já as duplas José Perez (FEP) / Miguel Saraiva (FMUP), Lourenzo Laporta (FADEUP) / Thiago Aguiar (FADEUP), João Botelho (FCUP) / José Magalhães (FAUP) não passaram a fase de grupos.