U.Porto vai organizar o Campeonato Europeu Universitário de Futebol 11.

Evento vai trazer ao Porto 600 dos melhores futebolistas universitários do continente europeu.

A Universidade do Porto, em parceria com a Federação Académica do Porto (FAP), foi a instituição escolhida para acolher e organizar o 12.º Campeonato Europeu Universitário de Futebol, prova maior do “desporto-rei” europeu a nível universitário, que se vai disputar em 2017.

Depois de uma disputa renhida com as candidaturas da Polónia e da Inglaterra, a candidatura portuense, apoiada pelo Comité Olímpico, pela Federação Portuguesa de Futebol e pela Secretaria de Estado da Educação, acabou por ser a escolhida pela European University Sports Association (EUSA), garantindo assim o quinto grande evento desportivo universitário internacional a realizar-se no Porto desde 2010.

“A conquista desta organização é um feito no desporto universitário do país, não só porque é a primeira vez que se realiza em Portugal um campeonato universitário de Futebol, mas essencialmente porque é mais uma oportunidade para a Universidade do Porto cimentar, através do desporto, a sua marca a nível nacional e internacional”, destaca Bruno Almeida, diretor do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), sobre um evento que vai trazer ao Porto cerca de 600 estudantes de toda a Europa.

A U.Porto começa assim a ser reconhecida pelo acolhimento de grandes eventos desportivos, sendo neste momento considerada uma referência internacional a nível organizativo graças às organizações do 4º Campeonato Mundial Universitário de Rugby Sevens em 2010, o 9º Europeu Universitário de Voleibol de Praia em 2013, o 7º Campeonato Mundial Universitário de Voleibol de Praia em 2014. Aa U.Porto foi também a instituição escolhida para a organização, em 2016, do 7º Campeonato Mundial Universitário de Floorball.

A apresentação desta candidatura em conjunto com a FAP surgiu após a parceria verificada na organização dos dois últimos eventos de Voleibol de Praia, espelhando a vontade destas duas instituições em continuar a sua colaboração no âmbito do Desporto Universitário.