feira_300x200

A Feira Virtual de Emprego decorre entre os dias 30 de maio e 3 de junho. (Foto: Egídio Santos / U.Porto)

No seguimento do protocolo de cooperação assinado no dia 28 de abril, as universidades do Porto, de Trás-os-Montes e Alto Douro e de Vigo uniram-se para organizarem, de 30 de maio a 3 de junho, a primeira edição da Feira Virtual do Emprego, uma iniciativa inovadora de apoio à empregabilidade dos estudantes, que conta com a colaboração do EIFP/EURES Portugal e do EURES Transfronteiriço Galiza Norte de Portugal.

A Feira Virtual de Emprego, realizada na plataforma da rede europeia de serviços de emprego EURES, procura eliminar barreiras geográficas, e garantir que os seus participantes têm livre acesso à oferta de emprego nacional e internacional. A feira de emprego virtual permite ainda interação entre o empregador e os estudantes, através da oferta na plataforma de um calendário com a disponibilidade das empresas, e a possibilidade de as contactar via chat, em formato escrito, com vídeo ou com áudio.

Para esse efeito, a Universidade do Porto disponibilizará aos seus estudantes a possibilidade de utilizarem a sala 105 do edifício da Reitoria da U.Porto para o contacto com as empresas, emprestando todo o material necessário, à excepção dos auscultadores e dos microfones.

reitores_300x200

A parceria entre U.Porto, UTAD e U.Vigo foi formalizada no dia 28 de abril com a assinatura de um protocolo de cooperação.

Nos dias 30 e 31 de maio haverá ainda a possibilidade dos estudantes assistirem online – em alguns caso poderão assistir presencialmente, nas instalações da Reitoria da U.Porto – a diversos workshops e sessões de informação sobre soft skills, desenvolvimento pessoal, empreendedorismo, oportunidades de emprego, estágios e investigação a nível nacional e europeu, bem como às apresentações de empregadores sobre as suas necessidades de recrutamento.

Para além da edição virtual, a parceria entre a U.Porto, a UTAD e a U.Vigo estende-se a duas edições presenciais, que se realizam em novembro no Porto (dias 2 e 3) e em Vigo (dias 8 e 9).

A participação na Feira Virtual do Emprego é de livre acesso, mas carece de inscrição.