Sessão de Receção aos Novos Estudantes da U.Porto 2015/2016São cerca de 20 espaços emblemáticos da cidade do Porto e, no próximo dia 15 de setembro, quinta-feira, vão estar unidos pelo mesmo objetivo: dar as boas-vindas aos mais de 4000 novos estudantes de 1.º ano que, no ano letivo 2016/2017, chegam à Invicta provenientes de todo o país para ocupar o seu lugar nas 14 faculdades da Universidade do Porto.

Com a Praça Gomes Teixeira (aos Clérigos), junto à Reitoria, como palco central, a Sessão de Receção dos Novos Estudantes da U.Porto vai proporcionar aos “caloiros” um momento de descoberta da Universidade, mas também do lugar que os vai acolher nos próximos anos. É por isso que a U.Porto volta a associar-se a várias instituições da cidade  para que, durante dois dias, os novos estudantes possam conhecer gratuitamente alguns dos ex-libris da Invicta.

A sessão arranca às 14h00 e conta com as intervenções do Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, do Presidente da Câmara Municipal, Rui Moreira, e do Presidente da Federação Académica do Porto, Daniel Freitas. A seguir aos discursos, e já depois de levantarem o seu Kit de Estudante – que inclui toda a informação sobre a Universidade e os seus serviços  – junto das bancas das respetivas faculdades (mediante apresentação do voucher recebido no momento da matrícula), os estudantes serão convidados a “aventurar-se” à descoberta da cidade.

300_receção7

A Torre dos Clérigos será um dos pontos de paragem obrigatória para os “caloiros” da U.Porto. (Foto: Egídio Santos/U.Porto)

No roteiro proposto pela U.Porto incluem-se visitas guiadas ao Centro Português de Fotografia, à Casa da Música, ou à Igreja e à Torre dos Clérigos onde, a partir das 16h30, terá lugar uma atuação da Tuna Feminina de Medicina do Porto na Torre dos Clérigos (16h30). Duas horas depois (18h30), será a vez do histórico Café Piolho associar-se à festa, ao som do Grupo de Fados de Lisboa do Orfeão Universitário do Porto.

Entre os espaços que os estudantes vão poder explorar – mediante apresentação da pulseira que constará do Kit de Estudante – gratuitamente até sexta-feira, 16 de setembro, estão ainda a Sé Catedral, o Museu Nacional Soares dos Reis, o Palacete Viscondes de Balsemão, o Museu e Jardins de Serralves, o Museu Romântico da Macieirinha, a Casa Museu Guerra Junqueiro, o Paço Episcopal e o Arqueossítio da Rua D. Hugo Nº5 (mediante marcação).

Esta é a 5.ª edição da Sessão de Boas Vindas aos Novos Estudantes da U.Porto que este ano reúne, pelo segundo ano consecutivo vez, no centro da cidade mais de 4 mil jovens acabados de chegar à Universidade. Para além deste evento, também as faculdades prepararam programas especiais de receção aos seus novos estudantes como é o caso da Faculdade de Belas Artes, da Faculdade de Ciências, da Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação, da Faculdade de Desporto, da Faculdade de Direito, da Faculdade de Economia, da Faculdade de Engenharia, da Faculdade de Farmácia, da Faculdade de Letras, da Faculdade de Medicina , da Faculdade de Medicina Dentária ou da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.

Recorde-se que a U.Porto voltou a distinguir-se no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior tendo preenchido logo na primeira fase 99,3% das 4160 vagas disponibilizadas e registado uma procura quase duas vezes superior às vagas disponíveis para os seus 53 cursos de 1.º Ciclo / licenciatura e mestrado integrado. Adicionalmente, a U.Porto é a universidade que possui as mais altas notas de entrada em todo o país: regista a mais elevada classificação média ponderada do último colocado (157,2 valores de média de entrada no universo de todos os seus 52 cursos) e possui 3 cursos no top 5 das médias de entrada no ensino superior e 9 dos 25 cursos com a maior nota de entrada do país.