Novo balcão de competências aproxima as soluções da Universidade do Porto das necessidades das empresas e indústrias.

Dar a conhecer as competências, serviços e resultados de investigação e tecnologia desenvolvidas na Universidade do Porto e responder às necessidades das empresas e indústrias são os dois principais objetivos do Balcão U.Porto. Trata-se de uma plataforma digital, criada para fazer o match entre a oferta científica e tecnológica da Universidade do Porto e a procura de soluções de investigação, inovação e desenvolvimento das empresas.

O Balcão U.Porto vai permitir criar um perfil tecnológico, que além das competências, serviços e resultados de investigação/tecnologias, evidencia o caráter distintivo e a proposta de valor dos grupos de investigação. Simultâneamente, estão a ser identificadas as principais necessidades e quais as soluções mais procuradas pelas empresas e indústrias.

Ao todo, são 49 as unidades de investigação presentes no Balcão U.Porto. A partir de setembro, todos os grupos de investigação interessados em criar este perfil tecnológico, podem enviar um e-mail para [email protected]. Os balcões U.Porto e U.Norte estarão disponíveis para consulta no primeiro quadrimestre de 2018.

“Esta plataforma pode ter um forte impacto na ligação entre a Universidade e as empresas. A U.Porto tem as soluções científicas e tecnológicas que muitas empresas procuram para se distinguirem no mercado. Este ‘casamento’ entre a oferta e a procura de serviços e e resultados de investigação/tecnologia pode conduzir a um aumento da competitividade empresarial e desenvolvimento socioeconómico da região”, comenta Maria João Ramos, Vice-Reitora da Investigação e Desenvolvimento da U.Porto.

Toda a informação do Balcão U.Porto será integrada no Balcão UNorte.pt, uma plataforma digital, desenvolvida no âmbito do projeto U.Norte Inova, que conjuga as sinergias entre as empresas e universidades que integram a UNorte.pt, consórcio composto pela Universidade do Porto, Universidade do Minho e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douto. O Projeto U.Norte Inova é cofinanciado pelo Norte 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.