Universidade do Porto elegeu a sua primeira Comissão de Trabalhadores

Foi eleita no passado dia 20 de outubro a primeira Comissão de Trabalhadores da Universidade do Porto, simultaneamente o primeiro deste tipo de órgão representativo dos trabalhadores do Ensino Superior português.

A única lista que se apresentou a votos, intitulada “JUNTOS FAZEMOS A UP”, foi eleita com 1168 dos 1270 votos expressos, representando mais de 34% do universo de trabalhadores da Universidade do Porto.

A Comissão de Trabalhadores da U.Porto é um órgão inédito no quadro no Ensino Superior em Portugal e tem como missão a defesa e a valorização dos interesses e dos direitos de todos os colaboradores da comunidade académica através de uma participação ativa e construtiva na gestão da instituição.

Recorde-se que a criação da Comissão de Trabalhadores da U.Porto foi deliberada após ato eleitoral realizado no passado dia 23 de julho de 2013, em todas as Unidades Orgânicas e Serviços Autónomos da U.Porto. No mesmo dia foi aprovado o projeto de Estatutos da Comissão, publicados entretanto no Boletim do Trabalho e do Emprego nº 33, de 08/09/2013, e registados em 23 de agosto de 2013, ao abrigo do artigo 438.º do Código do Trabalho, sob o n.º 103, a fls 194 do livro n.º 1.

Mais informações aqui.