Equipa tetra-campeã nacional universitária que almeja as medalhas no Europeu de Futebol.

Equipa tetra-campeã nacional universitária que almeja as medalhas no Europeu de Futebol.

“Motivação” e “Dedicação” são as palavras mote dos 48 atletas, cinco treinadores e cinco oficiais que integram as seleções de Futebol de 7 feminino, Rugby 7s masculino e feminino, Basquetebol 3×3 masculino, Karaté e Ténis feminino da Universidade do Porto, que partem esta semana para disputar os Campeonatos Europeus Universitários, a mais importante competição europeia de desporto universitário.

A equipa campeã nacional universitária de Futebol de 7 feminino partiu rumo a Osijeka, cidade da Croácia que acolhe a competição de 21 a 28 de julho.

“Como sempre acredito muito nesta equipa. Temos trabalhado bastante para que seja este o europeu em que conseguimos subir ao pódio”, revela Ivan Baptista, o treinador tetra-campeão nacional universitário pela U.Porto. Recorde-se que a equipa de Futebol 7 feminino alcançou o 4º lugar nos EUSA Games em 2014.

As formações de Rugby 7s feminino e masculino da Universidade do Porto rumam a Gondollo, na Hungria, para disputar o Campeonato Europeu

As bi-campeãs nacionais pretendem melhorar o 3º lugar dos EUSA Games.

As bi-campeãs nacionais pretendem melhorar o 3º lugar dos EUSA Games.

da modalidade, que decorre de 22 a 25 de julho.

Nuno Gramaxo, treinador da seleção feminina, revela que “a equipa tem realizado treinos bissemanais com o objetivo de melhorar o resultado do ano passado (3º lugar EUSA Games 2014). Apesar da época saturante de algumas atletas, a equipa está movida por uma enorme atitude e vontade de representar a Universidade do Porto.”

A equipa campeã nacional de Rugby Sevens masculino pretende chegar às medalhas.

A equipa campeã nacional de Rugby 7s masculino pretende chegar às medalhas.

No masculino, as palavras “vontade” e “atitude” são comuns no treinador Miguel Moreira. “Os atletas têm como objetivo assente o alcance das medalhas, treinamos 3 vezes por semana no último mês com o foco no europeu. A equipa está mais consistente e com muita motivação para alcançar uma medalha para a Universidade”, conta o treinador.

A delegação de Karaté começa a competição a 24 de julho em Zabljak, Montenegro, e é composta por três atletas, campeões nacionais universitários, Luís Silva (FCUP), Gonçalo Pinto (FCUP) e Inês Rodrigues (FBAUP) e pelo treinador Bruno Esteves que considera que “todos os atletas têm experiência em competições internacionais e estão bastante motivados para alcançar medalhas pela Universidade”.

Também a 24 de julho, entra em competição a equipa da U.Porto de Basquetebol 3×3 masculino, constituída por Pedro Catarino (FADEUP), João Albano Oliveira (FEUP) e Pedro Muñoz (FADEUP). Estreante em palcos internacionais universitários, esta equipa vai disputar o Europeu da modalidade em Kragujevac, Sérvia. O treinador José Roberto Silva revela que, sendo esta a primeira participação “o objetivo passa por chegar o mais longe possível. Conhecemos a realidade da nossa equipa e apesar de termos baixa estatura fizemos treinos mais específicos de forma a tentar surpreender os adversários. Estamos motivados e preparados.”, acrescenta o treinador.

Equipa de Basquetebol 3x3 que se sagrou campeã nacional universtiária apurando-se para o Europeu Universitário.

Equipa de Basquetebol 3×3 que se sagrou campeã nacional universtiária apurando-se para o Europeu Universitário.

Por último, viaja a 26 de julho a equipa de Ténis feminino da U.Porto para Wroclaw, Polónia, uma equipa que “já não é novata nestes europeus universitários e por isso pretende fazer melhor do que nos EUSA Games (7º lugar)”, afirma João Botelho, treinador da equipa. Raquel Mateus (FADEUP), Rita Vilaça (FDUP) e Rita Pichel (ICBAS) “estão altamente motivadas e preparadas para deixar tudo dentro dos courts”, revela ainda o treinador.

Pode conhecer os atletas das equipas no Facebook do Centro de Desporto da U.Porto, onde também poderá acompanhar os resultados da U.Porto em todos os Campeonatos Europeus.

Após estas competição, a U.Porto disputa ainda em agosto e setembro os Campeonatos Europeus de Andebol feminino, Escalada, Golfe, Remo e Xadrez.