Augustin Olivier

Augustin Olivier foi nomeado Vogal na Direção da Oceano XXI.

Augustin Olivier, assessor do Conselho de Administração do INESC TEC, integra desde o final de julho, a Direção da Oceano XXI – Associação para o Conhecimento e Economia do Mar com a função de Vogal, representando, desta forma, não só o INESC TEC, como também a Universidade do Porto e o Instituto Politécnico do Porto (IPP) nesta instituição.

Esta nomeação reverte-se de especial importância, não só pela relevância desta Associação Portuguesa para a Economia do Mar, onde o INESC TEC tem vindo a desempenhar um papel pioneiro com o desenvolvimento de tecnologia robótica e de telecomunicações aplicada ao Mar, mas também porque o INESC TEC é a única instituição de I&D da Direção.

A nomeação surgiu na sequência da Assembleia Geral da Oceano XXI, onde se verificou a fusão da Associação Oceano XXI e AFEM Associação Fórum Empresarial da Economia do Mar, dando origem à Associação Fórum Oceano — Associação da Economia do Mar.

Com a fusão emerge um conjunto de vantagens para os associados, e para a Economia do Mar em geral, nomeadamente as que decorrem do aumento de escala e de cobertura geográfica, do aumento de sinergias no funcionamento da organização e nos processos dos grupos de trabalho e da rede. Além disso, aos associados é facilitado o acesso aos instrumentos financeiros do Portugal 2020, e fica reforçada a capacidade institucional e os serviços prestados.

Além de Augustin Olivier, o conjunto de Vogais da Direção conta ainda com Andreia Ventura (Arsenal do Alfeite, S.A. | APDL), Emílio Dias (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A.), João Falcato (Oceanário de Lisboa, S.A.), António José Correia (OESTE CIM – Comunidade Intermunicipal do Oeste), António Isidoro (SOJA DE PORTUGAL – Sociedade Gestora de Participações Sociais, S.A.) e Carlos Figueiredo (Tertir – Concessões Portuárias SGPS, S.A.). Como Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Fórum Oceano foi eleito Bruno Bobone (Pinto Basto SGPS, S.A.), para a Direção foram eleitos António Nogueira Leite (Chapel 15 Advisors, Lda) e Frederico Spranger (LISNAVE – Estaleiros Navais, S.A.), respetivamente, Presidente e Vice-Presidente e, para o Conselho Fiscal foi eleito para Presidente Manuel Tarré (Gelpeixe, Alimentos Congelados S.A.).