U.Porto representada na Direção da Oceano XXI através do INESC TEC

Augustin Olivier

Augustin Olivier foi nomeado Vogal na Direção da Oceano XXI.

Augustin Olivier, assessor do Conselho de Administração do INESC TEC, integra desde o final de julho, a Direção da Oceano XXI – Associação para o Conhecimento e Economia do Mar com a função de Vogal, representando, desta forma, não só o INESC TEC, como também a Universidade do Porto e o Instituto Politécnico do Porto (IPP) nesta instituição.

Esta nomeação reverte-se de especial importância, não só pela relevância desta Associação Portuguesa para a Economia do Mar, onde o INESC TEC tem vindo a desempenhar um papel pioneiro com o desenvolvimento de tecnologia robótica e de telecomunicações aplicada ao Mar, mas também porque o INESC TEC é a única instituição de I&D da Direção.

A nomeação surgiu na sequência da Assembleia Geral da Oceano XXI, onde se verificou a fusão da Associação Oceano XXI e AFEM Associação Fórum Empresarial da Economia do Mar, dando origem à Associação Fórum Oceano — Associação da Economia do Mar.

Com a fusão emerge um conjunto de vantagens para os associados, e para a Economia do Mar em geral, nomeadamente as que decorrem do aumento de escala e de cobertura geográfica, do aumento de sinergias no funcionamento da organização e nos processos dos grupos de trabalho e da rede. Além disso, aos associados é facilitado o acesso aos instrumentos financeiros do Portugal 2020, e fica reforçada a capacidade institucional e os serviços prestados.

Além de Augustin Olivier, o conjunto de Vogais da Direção conta ainda com Andreia Ventura (Arsenal do Alfeite, S.A. | APDL), Emílio Dias (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A.), João Falcato (Oceanário de Lisboa, S.A.), António José Correia (OESTE CIM – Comunidade Intermunicipal do Oeste), António Isidoro (SOJA DE PORTUGAL – Sociedade Gestora de Participações Sociais, S.A.) e Carlos Figueiredo (Tertir – Concessões Portuárias SGPS, S.A.). Como Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Fórum Oceano foi eleito Bruno Bobone (Pinto Basto SGPS, S.A.), para a Direção foram eleitos António Nogueira Leite (Chapel 15 Advisors, Lda) e Frederico Spranger (LISNAVE – Estaleiros Navais, S.A.), respetivamente, Presidente e Vice-Presidente e, para o Conselho Fiscal foi eleito para Presidente Manuel Tarré (Gelpeixe, Alimentos Congelados S.A.).