Repositório da U.Porto disponibiliza perto de 25.000 documentos em regime acesso livre

A Universidade do Porto está muito perto de atingir a marca dos 25.000 documentos publicados em regime de acesso livre e texto integral no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), confirmando desta forma o estatuto de instituição científica portuguesa que mais Conhecimento leva à comunidade neste formato.

Criado em novembro de 2007, o Repositório Aberto da Universidade do Porto visa coleccionar, preservar e disponibilizar na Internet a produção intelectual, em texto integral de acesso livre, da comunidade académica da U.Porto. Uma aposta que se tem traduzido no crescente número de publicações científicas assinadas por investigadores da Universidade do Porto disponíveis em acesso livre (10.477 em novembro de 2009; 18.197 em outubro de 2011 e 24.702 atualmente).

O Repositório da Universidade do Porto inclui o Repositório Aberto e o Repositório Temático, que disponibiliza recursos informativos produzidos em áreas ou para públicos específicos. O suporte aos utilizadores do Repositório da U.Porto é assegurado pela Universidade Digital e pela Biblioteca Virtual da U.Porto.

Celebrar o Acesso Livre

As políticas e práticas da U.Porto na área do Acesso Livre serão discutidas ao longo dos próximos dias, por ocasião da 6.ª edição da Semana Internacional do Acesso Livre | Open Access, um evento promovido pela SPARC (Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition) e que visa sensibilizar toda a comunidade académica e de investigação para os benefícios do acesso livre ao conhecimento científico e divulgar os progressos ocorridos nesta área.

Ao longo da semana serão disponibilizados no site da Reitoria da U.Porto, em área criada especialmente para o efeito, uma série de materiais promocionais e informativos que se debruçam sobre o acesso aberto e benefícios a ele associados, direitos de autor e outros temas igualmente atuais e pertinentes. A Semana Internacional do Acesso Livre será de resto alvo de ampla divulgação através das redes sociais da U.Porto e do e-Learning Café.

A 6ª edição da Semana Internacional do Acesso Livre decorre de 22 a 28 de outubro de 2012. O programa com todas as atividades que têm lugar a nível nacional encontra-se disponível em http://www.acessolivre.pt/semana.