Campeã em título, a U.Porto vai procurar revalidar, em “casa”, o título nacional universitário de Ténis de Mesa. (Foto: CDUP-UP)

A Universidade do Porto foi a instituição escolhida para organizar a edição deste ano dos Campeonatos Nacionais Universitários de Badminton, Ténis de Mesa, Karting e Natação Piscina Curta, competições que vão trazer à Invicta cerca de 400 estudantes atletas de 20 instituições de ensino superior de todo o país.

A decorrer de 29 de novembro a 3 de dezembro, estes CNU’s resultam de uma organização conjunta entre o Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) e a Associação de Estudantes da Faculdade de Economia (AEFEP). “Com a realização destes eventos e cooperações, pretendemos que os nossos estudantes se envolvam e ganhem desta forma experiência ao nível da organização e voluntariado em eventos desportivos”, explica o diretor do CDUP-UP, Bruno Almeida.

O CNU de Natação Piscina Curta vai contar com a maior delegação de sempre da Universidade. (Foto: CDUP-UP)

As competições de Badminton e Ténis de Mesa vão ter lugar nos dias 29 e 30 de novembro, entre as 10h00 e as 20h00, no Estádio Universitário do Porto.  Nos mesmos dias, o Kartódromo do Cabo do Mundo recebe os melhores pilotos universitários no CNU de Karting, entre as 14h00 e as 18h00.

Já no domingo, 2 de dezembro, a Piscina Municipal da Senhora da Hora recebe o Campeonato Nacional Universitário de Natação Piscina Curta, em que a equipa da U.Porto participa com a maior delegação – 49 estudantes atletas –  de sempre. As provas decorrem das 14h30 às 18h30.

Recorde-se que a Universidade do Porto tem sido entidade organizadora em vários eventos nacionais e internacionais desportivos e vai contabilizar, em 2019, a sua quinta organização internacional com o Campeonato Europeu de Basquetebol 3×3. “Pretendemos manter esta aposta e estamos já a estudar as hipóteses para apresentação de candidaturas para a organização de Europeus e Mundiais Universitários de 2021 e 2022, respetivamente”, revela Bruno Almeida.

Nestes Campeonatos Nacionais Universitários participam os melhores estudantes atletas do país nas modalidades em prova. A entrada em todas as competições é livre.