Festa vai juntar milhares de estudantes em pleno centro da cidade do Porto (Foto: U.Porto)

Chegam de diferentes pontos do mundo, trazem expectativas e sonhos distintos, mas, na tarde do próximo dia 13 de setembro, vão estar todos juntos para conhecer A TUA NOVA CASA e vestir pela primeira vez as cores da Universidade do Porto. É esse o lema e o mote da edição deste ano da Sessão de Receção aos Novos Estudantes da U.Porto, o evento que, a partir das 14h00, vai reunir na Praça Gomes Teixeira (junto à Reitoria) os mais de 5 mil estudantes que chegam este ano à Invicta, para ocupar o seu lugar nas 14 faculdades da U.Porto.

Entre os “convidados” que vão marcar presença nesta grande festa de boas vindas à U.Porto destacam-se os cerca de 4000 “caloiros” que preencheram a quase totalidade das vagas disponibilizadas pela Universidade na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. A eles juntar-se-ão estudantes de perto de uma centena de nacionalidades que garantiram o seu lugar através do Concurso Especial para Estudantes Internacionais, ou que estão no Porto para cumprir um período de mobilidade internacional.

Sessão de Receção aos Novos Estudantes da U.Porto 2015/2016

A entrega do Kit de Estudante da U.Porto será um dos pontos altos da sessão. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Tendo como palco central a “casa mãe” da U.Porto, a sessão vai contar com as intervenções do Reitor, António de Sousa Pereira, do Presidente da Câmara Municipal, Rui Moreira, e do Presidente da Federação Académica do Porto, João Pedro Videira. Pelo meio haverá momentos musicais, atividades desportivas (ver programa), entre outras surpresas que prometem ajudar os estudantes a recordar para sempre a sua “primeira vez” na Universidade.

Ainda antes das intervenções no palco (a partir das 13h00), e ao longo da tarde, os estudantes terão também a oportunidade de levantar o seu Kit de Estudante – que inclui toda a informação sobre a Universidade e os seus serviços, juntamente com a capa, a t-shirt e o saco da U.Porto. Para tal, basta dirigirem-se junto das bancas das respetivas faculdades e apresentar o voucher recebido no momento da matrícula (ou, no caso de ainda não terem efetuado a matrícula, no balcão do Serviço de Formação e Organização Académica, que estará instalado no local).

300_receção7

No dia do evento, a Torre dos Clérigos estará aberta a todos os “caloiros” da U.Porto. (Foto: Egidio Santos/U.Porto

Mas se a Reitoria será o centro da festa, esta vai ser apenas o ponto de partida para uma celebração que vai desafiar os estudantes a “aventurar-se” à descoberta da cidade que os irá acolher durante os próximos anos. Num esforço alargado de acolhimento e integração, a U.Porto volta assim a associar-se a mais de 20 instituições da cidade para que, durante (até) quatro dias (13 a 16 e setembro), os novos estudantes possam conhecer gratuitamente – mediante apresentação da pulseira que constará do Kit de Estudante – alguns dos ex-libris da Invicta.

No roteiro proposto pela Universidade incluem-se visitas guiadas ao Centro Português de Fotografia, à Casa da Música, à Igreja e à Torre dos Clérigos, ou ao Museu Nacional de Imprensa. De portas abertas aos estudantes vão estar também espaços emblemáticos como a Sé Catedral, o Museu e Jardins de Serralves, o Estádio do Dragão, o Museu Nacional Soares dos Reis, o Museu do Vinho do Porto, ou a Galeria da Biodiversidade (Jardim Botânico).

Em paralelo com a sessão de dia 14, também as faculdades prepararam programas próprios de receção e acolhimento aos seus novos estudantes.

Mais informações em welcome2018.up.pt, ou na página do evento no Facebook.