A iniciativa contará com vários workshops, sessões de networking e ainda momentos dedicados a perceber de que forma a tecnologia (apps) pode ajudar a melhorar a comunicação.

Numa altura em que a relação médico doente é proposta como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, a Universidade do Porto recebe o maior evento do mundo dedicado a debater a importância da boa comunicação na área da saúde. Para debater a questão, a conferência – International Conference on Communication in Healthcare – junta, entre 31 de agosto e 4 de setembro, centenas de profissionais de saúde, entre médicos, psicólogos e enfermeiros na Faculdade de Engenharia (FEUP) e na Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP).

“Todos os dias, os profissionais de saúde têm de gerir vários momentos de interação com doentes, seja para explicar o diagnóstico de uma doença ou, em casos mais graves, para comunicar uma má notícia. Desenvolver e estimular este tipo de estratégias e competências é, por isso, essencial. Todos queremos profissionais de saúde capazes de lidar com os mais diversos cenários”, explica Elizabete Loureiro, docente da Faculdade de Medicina da U.Porto e responsável pela organização do congresso em Portugal.

“No caso da FMUP, temos criado várias unidades curriculares focadas em preparar os estudantes para os mais diversos cenários e contextos. A multidisciplinaridade e a empatia são essenciais para promover boas capacidades clínicas, mas também boas relações pessoais entre equipas.”, acrescenta.

O evento, que decorre pela primeira vez na península ibérica, é organizado pelo EACH: International Association for Communication in Healthcare, em parceria com a ACH: Academy on Communication in Healthcare. Além dos formatos mais tradicionais de apresentação de artigos e investigações, a iniciativa promoverá vários workshops, sessões de networking e ainda momentos dedicados a explorar como a tecnologia (apps) pode ajudar a melhor a comunicação. O programa completo pode ser consultado aqui.