“Universidade Júnior” é exemplo para 30 universidades mundiais

O Salão Nobre da Universidade do Porto recebe na quinta-feira, dia 29 de novembro, mais de 30 representantes de instituições de ensino superior de países como os Estados Unidos da América, a Índia, a Islândia, a Polónia, o Reino Unido ou a Roménia para debater formas de aproximar o mundo universitário a crianças e adolescentes.

Este é o encontro anual da European Childen’s Universities Network (EUCU.Net), uma rede de universidades europeias, fundada pela Comissão Europeia, com o objetivo estratégico de fomentar e promover os programas de universidades para crianças e jovens, contribuindo assim para a educação científica dos mais novos. Atualmente, reúne cerca de 120 projetos de universidades para crianças de 21 países da União Europeia.

A participação da U.Porto neste congresso ficará a cargo do projeto “Universidade Júnior”, que envolve anualmente mais de 5.000 jovens, entre os 11 e os 17 anos, em cerca de 120 atividades diferentes promovidas, ao longo de dois meses, por 14 faculdades e dezenas de centros de investigação. Este projeto da U.Porto já tinha sido selecionado para servir de mentora a programas similares das universidades Louis Pasteur (Estrasburgo, França) e San Jorge (Saragoça, Espanha).

Esta conferência internacional da EUCU.Net incidirá precisamente sobre as conclusões retiradas destas parcerias e sobre como outros países, fora da Europa, podem adotar modelos semelhantes para o seu ensino.