É sobre a prática de chhaupadi no Nepal que se vai falar no próximo dia 24 de março, sábado, às 15h30, na Reitoria da U.Porto. Radha Paudel, ativista nepalesa reconhecida internacionalmente pelo trabalho contra a discriminação de género, é a oradora principal da conferência “A condição da mulher hoje: a prática de ‘chhaupadi’ no Nepal”.

Na sessão, que conta com a presença do Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, e da Cônsul do Nepal em Portugal, Maria Teresa Cruz, será abordada a prática, comum nos países de crença hindu, de expulsar de casa as mulheres e adolescentes durante o seu período menstrual, por se considerarem “impuras”.

Helena Vilaça, professora na Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), inicia a sessão com uma conversa sobre “A mulher, religião e cultura no ocidente”. O objetivo é lançar para debate as questões que separam os dois lados do mundo, especialmente no que toca à igualdade de género.

Radha Paudel vai partilhar o seu testemunho como vítima desta prática, relatando na primeira pessoa as experiências das mulheres nepalesas durante o chhaupadi. Experiências como as sofridas pelas próprias mãe e irmãs – obrigadas a permanecer em abrigos de vaca durante o ciclo menstrual para “não contagiarem a casa” – e que impeliram Radha Paudel a fugir a este destino e a criar uma fundação para consciencialização da opinião pública para esta questão [ver programa completo].

Ainda que tenha sido oficialmente proibida em 2005 pelo Supremo Tribual do Nepal, relatórios da ONU confirmam que a prática de chhaupadi é ainda uma realidade naquele país. No entanto, graças ao trabalho de ativistas como Radha Paudel, o Nepal prepara-se para criminalizar esta prática a partir de agosto de 2018.

A conferência é organizada por um grupo de “Amigos Solidários” de Radha Paudel, com o apoio do GRAAL – Movimento Internacional de Mulheres Cristãs e do G.A.S. Porto – Grupo de Ação Social do Porto, e está aberta à comunidade em geral.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.