Os concursos FoodValorization e NewFood procuram projetos inovadores e competitivos. (Foto: DR)

Encontra-se aberto até 8 de março o prazo de candidaturas à 2.ª edição dos Concursos de Ideias para Propostas de Projetos de Inovação em Produtos Alimentares Tradicionais – FoodValorization e NewFood, duas iniciativas da Universidade do Porto que visam apoiar – com um financiamento que pode ir até 4.500 euros – projetos orientados para a inovação e competitividade dos “produtos alimentares tradicionais”.

Abertos ao meio empresarial e ao meio académico, os dois concursos têm objetivos distintos. O FoodValorization procura projetos inovadores envolvendo Provas de Conceito e Projetos de Negócio empreendedores orientados para novas iniciativas de negócio na cadeia de valor. Já o NewFood destina-se a projetos com relevância económica e com valor acrescentado para Prototipagem.

Os projetos podem avançar com propostas de inovação de vários tipos: um novo conceito de comercialização, um novo serviço, uma melhoria num produto tradicional existente, um novo produto que utilize ingredientes tradicionais, uma nova embalagem ou uma nova forma de promover os produtos tradicionais.

O júri dos concursos é composto por Ana Soeiro, Diretora Executiva da Associação Qualifica e da Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses, Helena Real, secretária-geral da Associação Portuguesa de Nutrição, e Joana Carrilho, gestora de Projetos da U.Porto Inovação.

Esta iniciativa insere-se no âmbito do Projeto NewFood – Food Technologies Valorization, financiado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no quadro do Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020.

Inscrições e mais informações aqui.