A U.Porto coordena atualmente oito projetos no âmbito do Erasmus Mundus, sendo parceira em outros 28.

A Universidade do Porto vai organizar no próximo dia 16 de dezembro, no edifício da Reitoria, um evento de divulgação da EM-ACE (Promoting Erasmus Mundus Towards European Students: Activate, Communicate, Engage), uma plataforma especialmente orientada para a promoção do Programa Erasmus Mundus.

A EM-ACE é um projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus Mundus Ação 3 (EM A3), sob coordenação da Universidade de Roma (La Sapienza), que tem como objetivo aumentar a quantidade e qualidade das candidaturas recebidas dos candidatos europeus em futuras oportunidades de mobilidade. A U.Porto é uma das Universidades participantes neste projeto piloto, que pretende assegurar que a ferramenta seja um sucesso.

Recorde-se que, desde 2009, ano da comunicação dos resultados da primeira convocatória da segunda fase do Programa Erasmus Mundus, a Universidade do Porto tem vindo a consolidar a sua posição no âmbito da participação deste programa. Atualmente, a U.Porto assume a coordenação de oito projetos Erasmus Mundus Ação 2 – o que representa um investimento europeu na ordem dos 32 milhões de euros – sendo parceira em outros 28, números que a colocam no quarto lugar entre as 98 universidades que coordenam consórcios e no top 10 entre as 400 universidades participantes em projetos internacionais.

Este sucesso não passará ao lado de uma sessão em que serão apresentados vários testemunhos sobre o Erasmus Mundus. Terá ainda lugar a apresentação dos resultados dos questionários enviados aos estudantes da Universidade – os quais poderão ser respondidos aqui – que participaram no programa.

Todos os estudantes da U.Porto estão convidados a fazer parte deste evento a partir das 14h30, no Salão Nobre da Reitoria. Os interessados devem inscrever-se aqui.

A sessão coincide ainda com o período de candidaturas – a decorrer – para várias bolsas de mobilidade internacional destinadas a estudantes e staff da Universidade do Porto,ao abrigo do Programa Erasmus Mundus Ação 2. Mais informações aqui.