A primeira parte do evento será preenchida com workshops orientados para a procura de emprego no mundo francófono. (Foto: FEP)

Redigir um currículo, escrever uma carta de motivação e realizar uma entrevista de trabalho… em francês. No próximo dia 20 de março, esses são alguns dos desafios que vão ser colocados aos participantes do evento Travailler en Francophonie, uma iniciativa que chega à Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) com o objetivo de promover a língua francesa enquanto linguagem utilizada no mundo do trabalho.

Resultado de uma organização conjunta que envolve também a Reitoria e a Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), o dia (ver programa completo) será preenchido, numa primeira fase, com um conjunto workshops eminentemente práticos e orientados para a procura de emprego no mundo francófono. A decorrer entre as 8h30 e as 16h00, estas sessões (em francês) serão lideradas por professores da Alliance Française Portugal e destinam-se a participantes entre os 22 e os 35 anos, com nacionalidade portuguesa e que detenham um nível A1-A2 em Francês.

Da parte da tarde (16h00), o Salão Nobre da FEP será ainda palco de uma mesa redonda – “Commercer en Francophonie” –  sobre temas ligados ao mundo profissional francófono. O painel de intervenientes incluirá nomes como o escritor e jornalista Jean-Benoît Nadeau, José Barata, responsávle pelos assuntos externos da Peugeot, Benoît Voisdie, diretor da empresa WebHelp, Marionnet Laurent, diretora da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa (CCILF) e  Maria Eduarda de Lemos Godinho, diretora da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Belga.

O dia terminará pelas 18h00, com um cocktail oferecido pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa (CCILF).

O evento é gratuito e aberto a todos, mediante inscrição prévia até 11 de março através do envio do respetivo formulário de inscrição para o e-mail [email protected].