Estudantes FAUP

Programa tem como objetivo contribuir para o combate ao abandono e insucesso escolares no seio da Universidade. (Foto: DR)

A Universidade do Porto está a promover mais uma edição do Concurso para a Bolsa de Colaboradores, uma iniciativa que, ao longo do segundo semestre do ano letivo, vai prestar apoio financeiro a estudantes com carências económicas através da sua participação em atividades, projetos e ações propostas pelas unidades orgânicas/serviços da U.Porto.

Esta iniciativa insere-se no Fundo de Apoio Social da U.Porto, um programa criado pela Universidade para apoiar os estudantes em situação de comprovado estado de necessidade económica. Pretende-se deste modo contribuir para o combate ao abandono e insucesso escolares entre aqueles estudantes, promovendo ao mesmo tempo a aquisição e desenvolvimento de competências transversais promotoras da sua empregabilidade e «sucesso profissional.

As atividades desenvolvidas pelos estudantes contemplados por estas bolsas devem por isso ser compatíveis com as suas competências e disponibilidade de tempo, sem prejuízo para as respetivas atividades escolares e de aprendizagem. Este esforço será reconhecido mediante a atribuição de uma compensação monetária proporcional ao número de horas de colaboração prestada (4,19 €/hora).

Para se candidatar a esta bolsa, o estudante deverá estar inscrito na Universidade do Porto (1.º, 2.º ciclo e mestrado integrado) e ter um rendimento anual per capita, do próprio ou do agregado em que se insere, não superior a 25 vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais fixado para o ano em curso (10.480,50 €).

Os interessados devem preencher e enviar até 15 de março o formulário de candidatura e restante documentação obrigatória, em suporte informático para [email protected] ou entregar nos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP) / Serviço de Apoio ao Estudante (Rua dos Bragas n.º 151, 1.º, 4050-123 Porto), no seguinte horário: 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 16h00.

Os estudantes que integraram a bolsa de colaboradores no primeiro semestre não terão que repetir a candidatura. Em caso de desistência, o estudante deve comunicá-la por escrito.

Mais informações aqui.