Ferramenta vai facilitar busca de boas práticas e políticas de Inovação e Transferência de Conhecimento

Ferramenta vai facilitar busca de boas práticas e políticas de Inovação e Transferência de Conhecimento.

Todos os interessados em Transferência de Conhecimento e Tecnologia podem agora consultar as boas práticas e políticas desenvolvidas nos países que compõem a parceria do projeto europeu KTForce –  Knowledge Transfer Joint Forces for Efficient Innovation Policies –, uma iniciativa liderada pela Universidade do Porto e que envolve 11 entidades de 6 regiões europeias.

Uma das mais valias do projeto KTForce centra-se na divulgação do que de melhor se faz na Europa ao nível da inovação e da transferência de tecnologia. Com esse intuito, o website do projeto acaba de disponibilizar uma área onde se pode encontrar toda essa informação através de uma pesquisa qualificada e bastante segmentada, fazendo com que os utilizadores encontrem rapidamente o que procuram.

Para consultar o “Good Practices Map” basta aceder a www.ktforce.eu e clicar na imagem “Check our good practices map”. A partir deste instante o utilizador será direcionado para a área de pesquisa onde poderá encontrar informação relativa a práticas e políticas praticadas em Portugal, França, Irlanda, Roménia, Lituânia e Alemanha. Poderá pesquisar por área temática (licenciamento de tecnologia, criação de spin-offs e empreendedorismo, ou interface universidade-empresas) ou país, tendo ainda acesso a informação relativa a custos e recursos necessários à implementação, etc.

A próxima fase terá a ver com a disponibilização das políticas de inovação relacionadas com transferência de tecnologia das regiões parceiras do projeto, consultável da mesma forma do que as práticas. O mapa interativo prevê ainda que qualquer organização desejadora de partilhar uma boa prática ou política o possa fazer a partir desta ferramenta.

O mapa interativo vai de encontro à filosofia do projeto europeu KTForce que, desde o seu início, em março de 2012, se comprometeu a contribuir para a melhoria das políticas locais e regionais focadas em transferência de tecnologia, bem como a facilitar a transferência de boas práticas entre os países europeus tanto a um nível operacional como político.

O KTForce é apoiado pelo INTERREG IV C, programa de cooperação inter-regional co-financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional Europeu (FEDER). O principal objetivo desta iniciativa europeia é melhorar as políticas de desenvolvimento regional na área da inovação e da transferência de conhecimento entre a universidade e a indústria através da troca de ideias e da partilha de experiências e boas práticas entre diferentes entidades europeias. Os parceiros portugueses são a Universidade do Porto (Lead Partner) e a Agência de Inovação (ADI).