A seleção masculina de U.Porto é uma das principais “esperanças” da U.Porto para a edição 2013 dos CNU’s.

A Universidade do Porto, atual líder do desporto universitário em Portugal, arranca esta terça-feira, dia 16 de abril, rumo à Covilhã, para participar em mais uma edição dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) nas modalidades de Andebol feminino, Hóquei em Patins masculino, Rugby 7 feminino, Patinagem Artística, Atletismo Estrada e Voleibol masculino.

Este ano, a anfitriã dos CNU’s é a Universidade da Beira Interior que reúne de 15 a 25 de abril mais de 2000 participantes em competição em nove modalidades: Atletismo Estrada, Andebol, Basquetebol, Futebol, Futsal, Hóquei em Patins, Patinagem, Rugby 7 e Voleibol.

As competições de Andebol, Basquetebol e Futebol decorrem de 16 a 19 de abril. Depois da vitória alcançada nos Campeonatos Académicos do Porto, a U.Porto tem lugar garantido no CNU de Andebol feminino. No Basquetebol, a U.Porto estará representada pelas equipas feminina e masculina da Associação de Estudantes da Faculdade Economia (AEFEP) e pela equipa masculina da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia (AEFEUP).

Já nos dias 20 e 21 de abril, a U.Porto estreia-se nos CNU’s de Patinagem Artística e de Atletismo Estrada, este último a ter lugar em Idanha-a-Nova. De 22 a 25 de abril, será a vez de entrarem em ação as seleções de Hóquei em Patins masculino, Rugby 7 feminino (23 de abril) e Voleibol masculino. Tanto no Hóquei em Patins como no Voleibol masculino, as seleções da U.Porto contarão com a “companhia” de duas equipas da AEFEP e da Associações de Estudantes da Faculdade de Desporto (AEFADEUP), respetivamente.

Apesar de não estar representada como seleção universitária, a U.Porto também vai marcar presença no CNU de Futsal, através das equipas da Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências e da Faculdade de Letras. A disputar o CNU de Futsal masculino estão por sua vez as equipas da AEFEUP e da AEFADEUP. A AEFEUP disputa ainda o CNU de Voleibol feminino.

Recorde-se que, nos últimso anos, a U.Porto tem reforçado o estatuto como potência maior do desporto universitário em Portugal. Sò em 2011/2012, a Universidade conquistou um número recorde de 140 medalhas e 14 títulos coletivos nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU`s), fazendo-se ainda representar nos Jogos Europeus e em vários mundiais universitários.