Iniciativa é promovida pelo Gabinete de Apoio ao Estudante e Empregabilidade da U.Porto (Foto: Egídio Santos/ U.Porto)

Preparar os estudantes e recém-diplomados para a entrada no mercado de trabalho é o principal objetivo do primeiro ciclo de workshops de empregabilidade e carreira da Universidade do Porto. Sob o mote “Building your own brand”, as sessões realizam-se entre 27 de fevereiro e 21 de março e serão dedicadas à partilha de dicas e ferramentas por especialistas e potenciais recrutadores.

Na sessão inaugural (“Orienta-te e traça o teu caminho”), a 27 de fevereiro, terça-feira, Sara Baía, do Orienta-te!, vai partilhar com os participantes algumas ideias para que estes identifiquem o percurso profissional que querem seguir. A segunda sessão (“Comunicação eficaz na procura de emprego”) realiza-se a 5 de março, segunda-feira, e conta com a participação de Silviana Freitas, responsável pelo recrutamento e seleção do IMPACTING GROUP.

A 12 de março, Sérgio Almeida, da PowerCoaching & SEAL Group – que atua na área do desenvolvimento humano e soft skills – vai liderar uma sessão sobre “Negociação para o sucesso profissional”. Três dias depois, a 15 de março, haverá lugar ao workshop “Prozis: da manteiga de amendoim ao recrutamento”, com a participação de Filipa Cunha, que vai partilhar alguns dos sucessos daquela que é a a maior loja de nutrição desportiva da Europa .

A última sessão realiza-se a 21 de março, quarta-feira, e pretende ajudar os participantes a causar uma boa impressão nas entrevistas de emprego. Raquel Andrade, da consultora de gestão de recursos humanos SHL, vai partilhar algumas dicas, ao nível da comunicação verbal, não-verbal, postura, atitude, entre muitas outras.

Os workshops realizam-se entre as 14h30 e as 16h30, no Auditório Ruy Luís Gomes, da Reitoria da Universidade do Porto.

Os interessados devem inscrever-se até 22 de fevereiro, quinta-feira, através do formulário disponível online. A participação está sujeita ao pagamento de uma caução no valor de 5 euros, que será devolvida no final do ciclo de workshops, mediante a presença em 80 por cento das sessões.

O ciclo de workshops “Building your own brand” integra o conjunto de atividades desenvolvidas pelo Gabinete de Apoio ao Estudante e Empregabilidade (GAEE) para potenciar o desenvolvimento das carreiras dos estudantes e diplomados da U.Porto.