Pedro Grilo Diogo recebeu o prémio das mãos do Presidente da República, durante a sessão solene do Dia da Universidade 2019. (Foto: João Ribeiro/U.Porto)

Pedro Grilo Diogo, João Sérgio Neves, José Gerardo Oliveira, Milton Severo e Maria Amélia Ferreira foram os vencedores do Prémio de Excelência Pedagógica da Universidade do Porto 2019. O trabalho, na área da educação médica, procurou uniformizar a avaliação de uma Unidade Curricular da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), através da implementação de exames clínicos objetivos estruturados.

Os docentes da FMUP e o também investigador do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (Milton Severo) receberam o prémio entregue pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no passado dia 22 de março, durante a sessão solene do Dia da Universidade

No final da cerimónia não falou a já famosa selfie com Marcelo Rebelo de Sousa. (Foto: DR)

Designado “Implementação de exames clínicos objetivos estruturados (Objective Structured Clinical Examination) na transição para o ensino clínico: o desafio da inovação num contexto tradicional, rumo à excelência pedagógica”, o projeto premiado procurou uniformizar a avaliação da Unidade Curricular de Propedêutica Médica do Ciclo de Estudos Integrado do Mestrado em Medicina da FMUP.

Segundo Milton Severo, “o projeto veio reduzir a subjetividade da avaliação clássica na atribuição das classificações. Pela primeira vez, foi introduzido um modelo em que os estudantes são avaliados pela realização de história clínica e exame objetivo em pacientes-treinados (atores contratados), sendo classificados por múltiplos avaliadores, de acordo com critérios estruturados”.

Os investigadores desejam estender este modelo a outras unidades curriculares da FMUP, tendo em conta a satisfação que os estudantes manifestaram perante este tipo de avaliação.

No ano de 2003, a U.Porto deu início ao projeto-piloto E-learning@UP e em 2012, o Prémio Excelência e-learning U.Porto evoluiu para o Prémio de Excelência Pedagógica da U.Porto com o propósito de distinguir, promover e divulgar modelos educativos de excelência que atendam aos desafios pedagógicos atuais.