Prémio destina-se a docentes e investigadores da U.Porto que, individualmente, ou em equipa, se distingam pela excelência da sua investigação e produção científicas. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Arrancam esta segunda-feira (15 de janeiro) as candidaturas à primeira edição do Prémio de Excelência na Investigação Científica da Universidade do Porto, um galardão instituído com o objetivo de reconhecer e fomentar a participação dos docentes e investigadores da U.Porto em projetos de investigação científica que se distingam pelo seu grau de excelência e impacto.

Promovido pela Vice-Reitoria de Investigação e Desenvolvimento, este prémio nasce para afirmar aquele que é um dos grandes pilares estratégicos da missão da U.Porto, principal produtora de investigação científica em Portugal.

“A Universidade do Porto é nacional e internacionalmente reconhecida pela qualidade da investigação que produz. Como tal, é importante que a U.Porto premeie os seus melhores investigadores com este novo Prémio de Excelência na Investigação Científica”, explica Maria João Ramos, Vice-Reitora para a Investigação e Desenvolvimento da Universidade do Porto.

“Esta forma de reconhecimento visa também incentivar ainda mais a participação dos docentes e investigadores da U.Porto em projetos de investigação científica, estimulando o esforço na criação de novos conhecimentos, na angariação de financiamento para as atividades de investigação científica e na produção de publicações científicas”, acrescenta a responsável.

Em jogo nesta primeira edição do Prémio de Excelência na Investigação Científica na U.Porto está um prémio monetário de 5.000 euros, patrocinado pelo Banco Santander Totta. Podem concorrer docentes e/ou investigadores da U.Porto que, individualmente, ou em equipa, se distingam pela excelência da sua investigação e produção científicas.

A avaliação das candidaturas terá em conta fatores como a angariação de financiamento para as atividades de investigação científica (35%) e a produção de publicações científicas (65%). Do júri do Prémio fazem parte os nomes de Maria João RamosRosemary Deem, Vice-Principal e Dean da Doctoral School, Royal Holloway, da University of London (Reino Unido), Emídio Gomes, Vice-Reitor para a área da Investigação e Inovação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Adélio Mendes, Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da U.Porto, e Rui Reis, Vice-Reitor para a Investigação e Inovação da Universidade do Minho.

submissão das candidaturas deverá ser feita até 15 de fevereiro de 2018, para o email [email protected], através do envio do respetivo formulário devidamente preenchido, juntamente com o Curriculum Vitae detalhado do(s) docente(s) ou investigador(es) da U.Porto candidatos, e uma descrição da componente de investigação científica que desenvolve(m). (ver Regulamento).

O Prémio de Excelência na Investigação Científica da U.Porto será entregue a 22 de março, durante a sessão solene do Dia da Universidade 2018.

Mais informações aqui, ou através do e-mail [email protected].