Prémio distingue excelência pedagógica dos docentes da Universidade do Porto.

Já estão abertas as candidaturas a mais uma edição do Prémio de Excelência Pedagógica da Universidade do Porto, estabelecido para distinguir, promover e divulgar modelos educativos de excelência que atendam aos desafios pedagógicos atuais.

Tendo como destinatários os docentes, investigadores ou grupos de docentes que se constituam como uma equipa pedagógica na lecionação de uma ou mais unidades curriculares na U.Porto, o prémio tem um valor pecuniário de 1.500 euros, atribuído na cerimónia comemorativa do Dia da Universidade, para além da atribuição de duas Menções Honrosas no valor de 500 euros cada.

O prémio visa distinguir exemplos de aplicação de processos coordenados de ensino, aprendizagem e avaliação, bem como de aprendizagem ativa pelo estudante, mas também a integração da componente de desenvolvimento científico e o uso de tecnologias educativas na lecionação.

As candidaturas estão abertas até 28 de fevereiro, sendo obrigatória enviar até essa data para [email protected] toda a documentação necessária (formulário de candidaturaanexo I ao formulário, trabalho de reflexão pedagógica e curriculum vitae resumido do docente ou grupo de docentes) para a formalização dessa mesma candidatura.

As candidaturas serão este ano avaliadas por um júri que integra docentes das universidades de Aveiro, do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Instituto Politécnico do Porto e que será presidido pelo Pró-Reitor da U.Porto para a Inovação Pedagógica, Fernando Remião.

Os autores dos 16 Projetos de Inovação Pedagógica selecionados este ano para financiamento foram distinguidos no Workshop Anual que decorreu a 6 de fevereiro último.

O prémio é uma das duas distinções anualmente atribuídas no âmbito do programa “Promover a Excelência Pedagógica na Universidade do Porto”. A outra é o concurso de financiamento de Projetos de Inovação Pedagógica, cujos vencedores foram reconhecidos no Workshop Anual de Inovação Pedagógica.

Realizado a 6 de fevereiro último, no Salão Nobre da Reitoria, o workshop reuniu mais de 150 docentes da Universidade do Porto, para uma partilha de experiências e boas práticas pedagógicas. Entre os oradores convidados estiveram docentes das universidades parceiras no consórcio UNorte.pt e o especialista alemão em Transformação Digital no setor da Educação, Ulf-Daniel Ehlers, docente da Baden-Wurttemberg Cooperative State University Karlsruhe.