Saber se se tem perfil de empreendedor e aprender de forma simples a fazer um plano de negócio são algumas das potencialidades do “Mentor-Emprende”.

Especialistas em empreendedorismo da Universidade do Porto ajudaram no desenvolvimento do “Mentor-Emprende”, um motor de busca único especializado em conteúdos relacionados com empreendedorismo e criação de empresas, em ambiente universitário, que está agora disponível em português para os utilizadores de língua portuguesa.

Esta iniciativa tem o objetivo de ajudar os utilizadores a encontrar de uma forma mais fácil e sistematizada conteúdos de empreendedorismo, contrariando as dificuldades que pessoas sem formação na área da inovação possam encontrar  ao utilizar um motor de busca de informação geral.

O motor de busca é de acesso gratuito e está já disponível no site da RedEmprendia, uma rede que reúne diversas universidades ibero-americanas, com o objetivo de promover o conhecimento, inovação e empreendedorismo. A Universidade do Porto é uma das duas universidades portuguesas que colaboraram na implementação deste motor de busca.

Criado por investigadores da Universidade de Santiago Compostela (USC), este projeto disponibiliza assim fontes de qualidade na área, destinadas quer a estudantes, quer a quem esteja a pensar criar o seu próprio negócio.

Recorde-se que a Universidade do Porto tem o seu próprio portal de empreendedorismo, em funcionamento desde dezembro de 2012. Disponível em http://empreendedorismo.up.pt, esta plataforma pretende ser uma “porta de entrada” e agregador de informação para todos os membros da comunidade académica interessados em concretizar uma ideia de negócio ou transformar os resultados da sua investigação científica numa empresa de sucesso. Trata-se ao mesmo tempo de uma ferramenta importante na estratégia de apoio e promoção do empreendedorismo entre estudantes, docentes e investigadores que a U.Porto tem levado a cabo, estratégia essa que foi distinguida pela COTEC com o Prémio pela COTEC com o Prémio Valorização do Conhecimento e Fomento do Empreendedorismo 2012.