mercado_natal

No Mercado Solidário da U.Porto faça as suas compras de Natal e apoie as instituições de solidariedade social da região.

Mais de 30 instituições de solidariedade social e de voluntariado vão reunir-se no Palácio de Cristal (Pavilhão Rosa Mota), de 10 a 20 de dezembro, para participar no Mercado Solidário de Natal organizado pela Universidade do Porto.

Aproveitando a quadra natalícia, a Universidade do Porto decidiu apoiar os esforços das instituições de apoio social da região, criando um evento onde possam mostrar o trabalho que realizam ao longo de todo o ano e vender produtos relacionados com o Natal como forma de angariar fundos para as suas atividades.

Esta é uma oportunidade para realizar as suas inevitáveis compras de Natal enquanto apoia quem ajuda os mais necessitados durante os 12 meses do ano, uma vez que todas as receitas realizadas neste Mercado Solidário revertem por completo para as instituições participantes e a Plataforma de Apoio aos Refugiados.

Mas mais do que um mero espaço de compras, o Mercado Solidário de Natal da Universidade do Porto será também um espaço de animação permanente e de experimentação da gastronomia tradicional portuguesa de Natal.

Para além das bancas de venda das instituições de solidariedade presentes, o Mercado Solidário de Natal terá um programa de atividades paralelos diários – desde palestras a rastreios médicos, passando por concertos de tunas e bandas marciais, visitas guiadas ao Porto por Germano Silva e até demonstrações cinotécnicas – e um espaço de refeições aberto ao público de segunda a sexta-feira, entre as 12h30 e as 14h00.

Contando com participação de instituições como , a Associação Coração Amarelo, o Banco Local de Voluntariado de Matosinhos, a Caritas Diocesana do Porto, a Casa Ronald McDonald do Porto, a Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a Sida”, o Instituto Maria da Paz Varzim, os Leigos para o Desenvolvimento, os Médicos do Mundo, a Miacis – Proteção e Integração Animal, o Mundo a Sorrir, a Operação Nariz Vermelho ou os grupos de voluntariado da Universidade do Porto e dos hospitais Santo António e São João, esta iniciativa conta ainda com o apoio da Câmara Municipal do Porto, do Jornal de Notícias, do Exército Português, da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública.

O Mercado Solidário de Natal da Universidade do Porto irá funcionar das 11h30 às 19h30, de segunda a sexta-feira, e das 10h30 às 19h30, aos sábados e domingos. A entrada é livre.