António Fiúza, Carlinda Leite, Carlos José Pimenta, Gabrielle Poeschl, José Alberto Correia, José Amarante, Luís Ferreira de MeloPavel BrazdilSebastião Feyo de Azevedo Vítor Abrantes Almeida. São estes os dez docentes e investigadores da Universidade do Porto que se preparam para integrar o grupo restrito dos Professores Eméritos, título destinado aos professores jubilados ou reformados que se destacaram pelos altos serviços à U.Porto e que, por isso mesmo, continuarão a colaborar com a Universidade nos próximos cinco anos.

António Fiúza é licenciado em Engenharia Metalúrgica e doutorado em Engenharia de Minas (1990) pela Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP). Professor Catedrático da FEUP desde 2003, dirigiu o departamento de Engenharia de Minas e o programa doutoral em Engenharia de Minas e Geo-Recursos. Fundador e Coordenador Científico do Centro de Investigação em Geo-Ambiente e Recursos (CIGAR), lidera o polo portuense do Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA). Em 2017, integrou a Comissão Executiva do Colaboratório para as Geo-Ciências (C4G). No papel de Professor Emérito, vai ocupar-se da “promoção nacional e internacional das atividades de educação, investigação e inovação da FEUP nas áreas da Engenharia de Minas, Geo-Recursos e Geo-Ambiente.”

Carlinda Leite doutorou-se em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP), em 1998, e obteve Agregação em 2006. Em paralelo com a docência na FPCEUP, desenvolve trabalho de relevo como investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Como Professora Emérita, vai caber-lhe a tarefa de promover “Políticas de Educação, Avaliação Curricular e Desenvolvimento de Competências para uma Sociedade Digital.”

Carlos José Gomes Pimenta formou-se em Economia no Instituto Superior de Económicas e Financeiras (ISCEF), atual ISEG, em 1971, e doutorou-se em Economia pelo Instituto Superior de Economia (ISE), em 1985. É professor na Faculdade de Economia da U.Porto (FEP) desde 1975 e Professor Catedrático desde 1997. Pró-Reitor da U.Porto para a Informatização Administrativa e para a Cooperação com África, de 1988 a 1998, foi membro fundador e presidente do Observatório de Economia e Gestão de Fraude (OBEGEF). Em 2012, foi o primeiro português a receber o prémio Outstanding Achievement in Outreach/Community Service, atribuído pela maior organização mundial de combate à fraude. Jubilou-se em setembro passado e, enquanto Professor Emérito, vai “promover o conhecimento interdisciplinar da fraude económico-financeira” na FEP, através da “criação de um grupo de estudo, investigação e divulgação da fraude”, numa perspetiva de continuação do trabalho já realizado.

Gabrielle Poeschl licenciou-se em Ciências da Educação em 1978, pela Universidade de Genebra (Suíça), a mesma universidade onde se doutorou, em 1992. Lecionou na FPCEUP entre 1993 e 2015 e obteve Agregação na U.Porto em 2008. É investigadora do Centro de Psicologia e do Laboratório de Psicologia Social da FPCEUP. Em 2017, foi homenageada pela FPCEUP, juntamente com mais três docentes da faculdade. A U.Porto confia à nova Professora Emérita “as tarefas de divulgação e promoção internacional da investigação no domínio da Psicologia Social da FPCEUP, através da colaboração com diversas universidades europeias e a continuação do seu trabalho como referee de várias revistas de grande qualidade científica.

José Alberto Correia doutorou-se em Ciências da Educação pela Université de Bordeaux II (França), em 1987. Em 1997 fez a Agregação ao Grupo de Ciências da Educação na FPCEUP, faculdade que dirigiu desde 2010 até 2018, e na qual foi presidente do Conselho Científico por diversas vezes. É também investigador do CIIE desde 1988, centro de investigação que coordenou de 2004 a 2010. A U.Porto vai legar-lhe “as tarefas de contribuir para o reforço da afirmação das Ciências da Educação no plano nacional e internacional e de criar uma rede de reflex sobre a Administração e Gestão no Ensino Superior.”

José Manuel Amarante licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP) em 1973 e doutorou-se em 1991 pela mesma instituição. Professor Catedrático da FMUP desde 1998, foi regente das disciplinas de Cirurgia e de Cirurgia Plástica, Professor Coordenador de Cirurgia e de Prática Clínica e diretor do Serviço de Cirurgia Experimental e Biotério e do Serviço de Cirurgia Plástica Reconstrutiva, Estética e Cirurgia Maxilo-Facial. Foi diretor da faculdade de 2001 a 2007. Foi também investigador do Labiomep – Laboratório de Biomecânica do Porto e do Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA). Entre 1996 e 1998, foi presidente da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética. Em 2009, foi eleito membro do Conselho Geral da Universidade do Porto. Enquanto Professor Emérito terá como missão “a continuação e aprofundamento de tarefas na Investigação e no Ensino pós-graduado no Departamento de Cirurgia e Fisiologia e no Serviço de Cirurgia Experimental da FMUP, no Labiomep, e ainda o desenvolvimento de ações relacionadas com História da Medicina e Património Médico, no Museu de História da Medicina Maximiliano Lemos da FMUP.”

Licenciado em Engenharia Química pela U.Porto em 1974, Luís Ferreira de Melo doutorou-se em Engenharia Química e Biológica, pela Universidade do Minho (1985). Foi Professor Catedrático de Engenharia Química e Biológica na U.Porto de 2000 a 2018, quando se jubilou. Antes, foi também professor catedrático na Universidade do Minho (1994-2000), onde desempenhou um papel pioneiro na criação do primeiro curso em Portugal na área da Engenharia Biológica. Liderou o Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEBAPE) da FEUP, o organismo em que, na qualidade de professor emérito, desempenhará tarefas de investigação na área de biofilmes, bem como a “coordenação das atividades do Comissariado Cultural da FEUP, bem como a divulgação e promoção das atividades da Bioengenharia e Engenharia Química” na faculdade.

Pavel Brazdil é natural da República Checa, onde se formou em Engenharia Elétrica. Em 1980, doutorou-se em Inteligência Artificial pela Universidade de Edimburgo (Escócia) e em 1982 mudou-se para Portugal para dar aulas na FEP, onde obteve a Agregação em 1996 e se tornou Professor Catedrático em 1998. Na U.Porto, fundou o LIAAD-INESC Porto LA – Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão. É membro da Associação Portuguesa de Inteligência Artificial, na qual serviu como presidente por dois mandatos (2000-2003). Enquanto Professor Emérito, vai assumir a tarefa de “promover a aplicação emergente no domínio da Inteligência Artificial na investigação em Economia e em Gestão”, bem como a “inclusão como objeto de estudo nos diversos cursos” da presente ou futura oferta formativa da FEP.

Sebastião Feyo de Azevedo licenciou-se em Engenharia Química pela FEUP em 1973 e doutorou-se pela Universidade do País de Gales em 1982. É Professor Catedrático da FEUP desde 1998 e investigador do LEPABE – Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia da FEUP. Reitor da Universidade do Porto entre 2014 e 2018, soma várias distinções de relevo no currículo. Entre elas incluem-se a Medalha Dieter Behrens 2013, galardão mais elevado da Federação Europeia de Engenharia Química, ou a Medalha de Ouro da Ordem dos Engenheiros. Em julho de 2018, foi agraciado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública. A U.Porto confia-lhe agora “as tarefas de implementação de políticas de internacionalização da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, bem como a divulgação e promoção internacional das atividades da Engenharia Química da FEUP.”

Vítor Abrantes Almeida licenciou-se e doutorou-se em Engenharia Civil na FEUP, em 1972 e em 1984, respetivamente. Na FEUP, ascendeu ao grau de Professor Catedrático em 1993. É membro integrado do CONSTRUCT – Instituto de I&D em Estruturas e Construção, da FEUP, no grupo GEQUALTEC, que abrange a área da Gestão Aplicada à Construção e Tecnologias de Construção de Edifícios. A U.Porto confia-lhe “a tarefa de contribuir com a missão de promover a internacionalização da FEUP no domínio da Física das Construções” e apoio ao Departamento de Engenharia Civil (DEC) “na promoção da Engenharia Civil” na sociedade.

Os novos Professores Eméritos da U.Porto vão receber o título no próximo dia 22 de março, durante a Sessão Solene Comemorativa do 108º aniversário da instituição.