Carolina Oliveira (ao centro) esteve em destaque ao conquistar duas medalhas de ouro no CNU de Esgrima. (Foto: DR)

A Universidade do Porto voltou a destacar-se no desporto universitário ao arrecadar um total de nove medalhas nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) de Esgrima, de Golfe e de Duatlo, disputados nos últimos dias.

O grande destaque vai para as seis medalhas arrebatadas no CNU de Esgrima, que se realizou no último sábado, 9 de fevereiro, em Vila Real. A atleta estudante Carolina Oliveira conquistou o título de campeã nacional universitária em Espada e Florete. Sofia Gouveia e José Guimarães alcançaram ambos as medalhas de prata no Florete. Rui Pinto e Gonçalo Camelo subiram ao terceiro lugar do pódio também no Florete.

Também este fim-de-semana, mas em Vilamoura, disputou-se o CNU de Golfe. Mais uma vez, o balanço foi bastante positivo para a delegação da Universidade do Porto, com Ana Rita Félix a sagrar-se vice-campeã nacional universitária e Catarina Pinto a subir ao terceiro lugar do pódio. Teresa Jacques ficou na quinta posição e Miguel Valença em sexto lugar.

A estas medalhas junta-se ainda o título de vice-campeão nacional universitário conquistado pelo atleta/estudante da U.Porto Gil Maia no CNU de Duatlo, que se realizou a 2 de fevereiro, em Rio Maior. Ainda na vertente masculina, Miguel Barros não foi além do sétimo lugar. Já no setor feminino, Maria Silva ficou na oitava posição. A nível coletivo, a U.Porto ficou em 4.º lugar, apenas superada pelo Instituto Politécnico de Santarém, que se sagrou campeão nacional universitário, pela Universidade Nova de Lisboa e pela Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (AEISEL).