A vice-reitora da U.Porto, o diretor da FEUP e o vice-diretor da FCUP visitaram a sede da Embraer em São Paulo.

Uma comitiva da Universidade do Porto encabeçada pela vice-reitora para as Relações Externas e Cultura, Fátima Marinho, o diretor da Faculdade de Engenharia (FEUP), João Falcão e Cunha, e o vice-diretor da Faculdade de Ciências (FCUP), José Luís Santos, deslocaram-se ao Brasil na semana de 17 a 22 de novembro para explorar possíveis parcerias de investigação e inovação no setor aeroespacial.

Os três responsáveis da Universidade do Porto foram recebidos na sede da Embraer em São Paulo, onde puderam conhecer de perto as oportunidades de cooperação institucional entre as faculdades e as unidades de investigação da U.Porto e o centro de inovação e desenvolvimento daquela multinacional fabricante de aviões.

A comitiva da U.Porto aproveitou a deslocação ao Brasil para também apresentar a Universidade a estudantes do ensino secundário brasileiro.

No mesmo sentido, a comitiva da U.Porto reuniu com a direção do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, a instituição de ensino superior da Força Aérea Brasileira, que oferece formação graduada e pós-graduada na área das Engenharias, tanto a aspirantes militares como a estudantes civis. Também sedeado em São Paulo, o instituto está na dependência do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, ao qual compete gerir os projetos de ciência, tecnologia e inovação da Força Aérea Brasileira.

A passagem da comitiva da Universidade do Porto pelo Brasil foi ainda utilizada como uma oportunidade para apresentar a oferta de formação superior da U.Porto diretamente a estudantes do ensino secundário brasileiro interessados em realizar um período de estudos fora do seu país.

Os responsáveis da U.Porto passaram por quatro capitais estaduais em apenas seis dias.

Num périplo que incluiu quatro cidades capitais de quatro estados do Brasil – São Paulo, Brasília, Recife e Rio de Janeiro –, a vice-reitora da U.Porto, o diretor da FEUP e o vice-diretor da FCUP encontraram-se com cerca de duas dezenas de jovens brasileiros para demonstrar as várias oportunidades de formação disponíveis na Universidade do Porto.

Este périplo foi realizado em estreita colaboração com a Embaixada de Portugal em Brasília, os consulados do Rio de Janeiro e de São Paulo e o Gabinete de Português de Leitura do Recife, que disponibilizaram as suas instalações para a realização destas sessões de apresentação da Universidade do Porto.