investigadora FEUP

A National Taiwan University avalia a produtividade e qualidade da investigação científica produzida pelas universidades mundiais.

A excelência científica da Universidade do Porto continua a ser reconhecida pelos diferentes rankings internacionais do Ensino Superior. Desta feita, é o Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities que coloca a U.Porto no 269.º lugar mundial da investigação científica, uma subida de dez posições em relação ao ano anterior.

O Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities é calculado de acordo com o desempenho das universidades mundiais no ano de análise e nos 11 anos anteriores, seguindo três critérios: a produtividade, o impacto e a excelência da pesquisa. Para além do desempenho global de cada instituição, o ranking fornece avaliações parcelares por campos e disciplinas científicas.

Neste capítulo, a Universidade do Porto distingue-se em cinco disciplinas que se encontram colocadas no top 100 mundial. Na disciplina de Engenharia Civil, a U.Porto é classificada como a 59.ª melhor universidade do mundo e a 14.ª da Europa, em Ciências Agrárias é a 62.ª do mundo e 19.ª da Europa, em Engenharia Química é a 76.ª a nível mundial e a 15.ª na Europa, em Engenharia Mecânica está na 80.ª posição mundial e 25.ª europeia e na disciplina de Farmácia e Toxicologia está classificada como a 99.ª melhor universidade do mundo e 38.ª melhor da Europa.

Desde 2007, ano em que figurou pela primeira vez no top 500 mundial, a Universidade do Porto subiu 190 posições no ranking elaborado pela National Taiwan University, uma das mais respeitadas avaliações internacionais da produção científica do Ensino Superior. A avaliação deste ano coloca a U.Porto no top 10 das insituições ibero-americanas e como a 115.ª melhor universidade europeia.

Estes resultados confirmam a tendência de crescimento que a Universidade do Porto tem demonstrado em todos os rankings de Ensino Superior deste ano. Lembramos que ainda há dias o Best Global Universities Rankings classificou a Universidade do Porto na 322.ª posição mundial (139.ª europeia).