Recuperar o título nacional de Natação Piscina Longa é o próximo desafio que se coloca à equipa da U.Porto. (Foto: FADU)

A equipa de Natação da Universidade do Porto começou o ano desportivo da melhor forma ao conquistar o título de campeã nacional universitária em Piscina Curta.

Disputado no passado domingo, 19 de janeiro, em Guimarães, o Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Natação Piscina Curta, contou com a participação de cerca 130 estudantes de 13 instituições de ensino superior. Para  além to título coletivo, a delegação da U.Porto, composta por 33 atletas, garantiu ainda ainda 16 medalhas, nove de outro, três de prata e quatro de bronze.

As nove medalhas de ouro foram todas conquistadas na competição feminina por Vânia Neves (FADEUP) nos 50m Livres e 200m Estilos, Ana Catarina Monteiro (FEUP) nos 100m e 50m Mariposa, Joana Rodrigues (FDUP) nos 100m livres e 400m livres, e Alexandra Oliveira (FADEUP) nos 50m Costas. A U.Porto alcançou ainda dois primeiros lugares nas provas de estafetas, em 4x50m estilos pela equipa de Vânia Neves, Marta Abreu (FMDUP), Ana Catarina Monteiro, Joana Rodrigues, e nos 4x50m livres por Joana Rodrigues, Bruna Coentrão (FADEUP), Ana Catarina Monteiro e Marta Abreu.

Ainda no setor feminino, Marta Abreu garantiu duas medalhas de prata nos 50m e 100m bruços, imitando o feito de Bruna Coentrão nos 50m Costas. Nota ainda para as três medalhas de bronze obtidas por Andreia Gomes (FMDUP) nos 50m livres, e pelas de estafetas de 4x50m Estilos , por Alexandra Oliveira, Bruna Coentrão, Sara Azevedo (FDUP), Daniela Pinto (FMDUP), e 4x50m livres, por por Vânia Neves, Daniela Pinto, Alexandra Oliveira, Sara Azevedo. Rui Silva garantu a única medalha da U.Porto no setor masculino, alcançando o bronze nos 50m bruços

Comandada por Marisa Sousa, coordenadora das atividades aquáticas do Centro de Desporto da U.Porto, e Miguel Medeiros, técnico da Natação Avançada, a delegação da U.Porto confirmou o domínio que a Universidade vem exercendo na modalidade nos últimos anos. “O nosso objetivo agora passa por continuar a trabalhar no sentido de conseguir alcançar o melhor resultado possível no CNU de Natação piscina longa”, afirma Marisa Sousa. Recorde-se que na passada época desportiva, a U.Porto foi vice-campeã coletiva no CNU de Natação piscina longa, perdendo o título para a Universidade de Lisboa.