maputoPara esclarecer dúvidas, ajudar na orientação de escolhas e estar mais perto do estudante moçambicano, a Universidade Porto desloca-se até Maputo, de 19 a 21 de maio, para participar na FIE – Feira Internacional de Educação 2016 de Moçambique, o maior evento de Educação daquele país.

Durante três dias, a Universidade do Porto vai dar a conhecer a sua oferta formativa, potenciar sinergias, criar redes de contacto e apresentar a cidade do Porto aos estudantes moçambicanos. É mais uma aposta na internacionalização, como um dos vetores de desenvolvimento da Universidade do Porto.

Contribuir para uma melhor escolha profissional dos estudantes e um maior envolvimento dos gestores educacionais, pais e encarregados de educação de forma a desenvolver cada vez mais o capital humano e social é o objetivo fundamental da FIE – Feira Internacional de Educação, que este ano se apresenta sob o lema “Fazer da Educação um elemento chave para o desenvolvimento do capital humano e social”.

O principal foco da FIE é a qualidade da educação e consequente contributo social. Através desta Feira pretende-se, ainda, promover instituições com perspetivas de formar e capacitar indivíduos de forma inclusiva, aptos para competir profissionalmente, e promover a formação do ensino superior e técnico-profissional no país e no estrangeiro. Será um ponto de encontro da oferta especializada do sistema educativo e servirá para fomentar o dialogo com as principais entidades do país e abrir portas a um mercado em crescimento.Com cerca de oito anos de experiência, a aposta, em 2016, é difundir ideias de transformação da Educação.

O evento congrega espaços temáticos, workshops, áreas de atividades vocacionais e uma área expositiva. A Feira Internacional de Educação é organizada pela Comunidade Académica para o Desenvolvimento e pelo Ministério da Educação de Moçambique.

A FIE vai estar aberta ao público no dia 19, das 14h00 às 20h00, e dias 20 e 21, das 10h30 às 20h00. No dia 20, Barbara Costa, diretora do Serviço de Relações Internacionais da U.Porto vai apresentar uma palestra sob o tema : “Fazer da Educação um elemento chave para o Desenvolvimento do Capital Humano”. Esta sessão será precedida por uma apresentação do Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano moçambicano.

Encontro Alumni em Maputo

Aproveitando a presença em Moçambique, a U.Porto vai promover, no dia 20 de maio, sexta-feira, o seu primeiro Encontro Alumni em Maputo. Aberto a todos os antigos estudantes da U.Porto a residir na capital moçambicana ou outros que possam marcar presença, esta será uma oportunidade para reencontrar colegas, sedimentar relações e fazer networking com a comunidade alumni e a delegação da U.Porto.

Para participar, basta entrar em contacto com o embaixador ALUMNI U.Porto, Pedro Rocha, através do e-mail [email protected].