A delegação da U.Porto de Voleibol de Praia que está no Chipre a disputar o Europeu Universitário.

A delegação da U.Porto de Voleibol de Praia que está no Chipre a disputar o Europeu Universitário.

A Universidade do Porto viajou esta semana para o Chipre e para a Suíça para disputar os primeiros Campeonatos Europeus Universitários deste ano, dedicados ao Voleibol de Praia e ao Ténis de Mesa.

O torneio de Voleibol de Praia já começou e a U.Porto tem feito boas prestações nas areias cipriotas da cidade de Larnaka. A dupla masculina Francisco Fabião Rocha (FBAUP) e Fernando Silva (FEUP), após passar a fase de grupos, venceu a Universidade de East London por 2-0 (21- 14, 21-10) e vai encontrar nos 8 avos-de-final a Universidade de Almeria. Nesta fase, a dupla da U.Porto pretende “continuar a lutar, a trabalhar, fazendo o que o professor (Tiago Ribeiro) nos pede e procurar os três pontos em todas as partidas”, explica-nos Fernando Silva.

No feminino, Rosa Couto (FFUP) e Ana Monteiro (FCNAUP), campeãs nacionais universitárias em título, venceram dois jogos na fase de grupos frente à dupla da casa (2-0) e à dupla grega (2-0). No entanto, perderam com as austríacas, apenas no terceiro set (2-1), e com as alemãs (2-0). As portuguesas passaram aos 16 avos-de-final onde encontrarão a dupla da Polónia, “sabemos que as equipas polacas são sempre muito fortes mas tentaremos contrariar o seu favoritismo e surpreender com o nosso jogo. Estamos confiantes e motivadas para fazer uma boa prestação e conseguir alcançar uma boa classificação final”, revela-nos Rosa Couto.

A delegação de Ténis de Mesa, constituída por seis estudantes da Universidade do Porto, chegou hoje a Genebra e começa amanhã a disputar o Campeonato Europeu.
Os atletas Jorge Costa (FEUP), Sara Costa (FPCEUP), Joana Mota (FEUP), Luís Gomes (FLUP) e Francisco Fraga (FEUP), são todos estreantes em competições internacionais universitárias. Por outro lado, Ana Torres (FMDUP) compete pela quarta vez consecutiva e afirma que “apesar de ser uma estreia para os meus colegas de equipa todos eles já participaram em provas internacionais ao serviço da seleção nacional, por isso conhecem o nível competitivo e preparam-se para tal.”

O estudante Jorge Costa (na imagem) está a representar a U.Porto no Europeu Universitário de Ténis de Mesa e vai também às Universíadas de Verão.

O estudante Jorge Costa (na imagem) está a representar a U.Porto no Europeu Universitário de Ténis de Mesa e vai também às Universíadas de Verão.

A atleta da U.Porto explica que os objetivos diferem entre as provas de equipas e as provas individuais “visto que o nível internacional é bastante elevado, mas penso que o atleta Jorge Costa vai conseguir um bom resultado internacional individualmente”, revela-nos Ana. Recorde-se que o estudante Jorge Costa, após esta competição parte para a Coreia para representar o país nas Universíadas de Verão.

Pode acompanhar os resultados das equipas da Universidade do Porto através do facebook do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP).

As delegações chegam ao Porto no dia 21 de Junho (Voleibol de Praia) e no dia 23 de Junho (Ténis de Mesa). Mas a Universidade do Porto tem ainda 9 Europeus pela frente: Futebol 7 feminino, 21 a 28 Julho, Osijek (Croácia); Rugby 7 feminino e masculino, 22 a 25 de Julho, Godollo (Hungria); Karaté, 23 a 26 de Julho, Zabljak (Montenegro); Basquetebol 3×3 masculino, 23 a 26 de Julho, Kragujevac (Sérvia); Ténis, 27 de Julho a 2 de Agosto, Wroclaw (Polónia); Andebol feminino, 2 a 9 de Agosto, Braga (Portugal); Escalada, 5 a 9 de Agosto, Katowuice (Polónia); Remo, 9 a 12 de Setembro, Hannover (Alemanha); e Xadrez, 6 a 11 de Outubro, Yerevan (Arménia). Os Campeonatos Europeus Universitários são organizações da Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA).