Durante uma semana, os participantes da ECVS vão vestir a pele de investigadores da U.Porto.

Encontram-se abertas, até ao dia 7 de junho, as candidaturas para a 9.ª edição da Escola de Ciências da Vida e da Saúde (ECVS), a decorrer de 2 a 7 de setembro, no âmbito da edição 2013 da Universidade Júnior (UJr).

Promovida pela Universidade do Porto no quadro da UJr, a ECVS assume o propósito de familiarizar os estudantes do ensino secundário – especificamente os do 11.ºano – com o trabalho académico e com a investigação nas áreas de ciências da saúde e de biologia, nas suas diversas vertentes. Os participantes têm por isso a oportunidade única de integrarem projetos elaborados e conduzidos por docentes ou investigadores das faculdades – Ciências, Ciências da Nutrição e Alimentação, Desporto, Engenharia, Farmácia, Medicina, Medicina Dentária e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) – e centros de investigação – Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), Instituto de Patologia e Imunologia Molecular (IPATIMUP) e Instituto de Engenharia Biomédica (INEB) – da Universidade do Porto.

Na sua 9.ª edição a ECVS será composta por projetos que se inserem em áreas tão diversas como os biomateriais e a regeneração óssea, a cardiologia, a ética médica, o exercício e a saúde, a fisiologia, a genética, a infecciologia, a microbiologia, a nutrição, a oncologia, a parasitologia ou a veterinária.

Os alunos que forem admitidos serão incluídos nos diferentes programas num sorteio que se realizará no final da sessão de abertura da ECVS (2 de setembro). Durante esta sessão, serão apresentados os projetos a desenvolver ao longo da semana e será possível estabelecer permutas que aproximem os jovens dos temas que mais lhes agradam.

Na sessão de encerramento, a decorrer no dia 7 de setembro e que será aberta aos professores e encarregados de educação, os vários grupos vão apresentar os resultados do seu trabalho de investigação e as conclusões a que chegaram.

Como participar?

A frequência da Escola de Ciências da Vida e da Saúde pressupõe, antes de mais, a realização de uma candidatura e, no caso dos estudantes selecionados, o pagamento de uma propina. Contudo, a U.Porto oferece bolsas aos mais carenciados e, para os que não residam na área do Porto, disponibiliza um programa de alojamento, com um custo adicional que também poderá ser coberto, total ou parcialmente, pela bolsa atribuída.

Mais informações sobre a ECVS e restantes atividades inseridas na UJR’2013 na página da Universidade Júnior, em http://universidadejunior.up.pt.