U.Porto mostra arte escondida de autores consagrados

Obras vão estar expostas até 16 de maio, dia em que podem ser adquiridas pelos visitantes. (Foto: FBAUP)

Vai ser inaugurada no próximo dia 2 de maio, na Galeria dos Leões (Reitoria da Universidade do Porto) mais uma edição de “Arte em Segredo”, uma exposição original organizada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e na qual será possível apreciar e comprar dezenas de obras de arte exclusivas, assinadas por figuras de renome da arte nacional e internacional como os artistas plásticos Zulmiro de Carvalho, Armanda Passos e Cristina Valadas, ou os arquitetos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto Moura.

A originalidade desta exposição é que, tal como indica o seu título, os nomes dos autores de cada obra – especialmente criada para o efeito –  estarão escondidos do público e em segredo ficarão até à altura da aquisição – por um preço simbólico de 65 euros – de cada uma das peças. O objetivo é que os colecionadores e o público em geral apreciem e adquiram uma dada peça artística apenas motivados pelo gosto pessoal e não pela assinatura de quem a concebeu.

Em resposta ao desafio lançado pela FBAUP, mais de 80 de artistas plásticos, arquitetos e designers (grande parte dos quais com formação na U.Porto) contribuíram então com a sua doação para uma “festa” da Arte que pretende, simultaneamente  celebrar a qualidade do ensino artístico na cidade do Porto. Todo o lucro obtido a partir da venda das obras reverterá para a FBAUP.

Ao contrário do que aconteceu nas outras edições deste evento, as obras estarão expostas durante todo o evento, podendo ser adquiridas somente no último dia da exposição, a 18 de maio (data atualizada).

Na cerimónia de inauguração da exposição, agendada para as 17 horas do dia 2 de maio, estará presente o diretor da FBAUP e comissário da mostra, Francisco Laranjo, bem como alguns dos mais de 80 autores das peças que integram a “Arte em Segredo”. Após a inauguração, a mostra pode ser visitada, de segunda a sexta-feira, no horário da Loja da U.Porto, das 10 às 18 horas.

A entrada é livre.