A subida ao pódio das duplas da U.Porto foi a imagem mais vista durante a competição. (Fotos: CDUP-UP)

A equipa de Ténis de Mesa da Universidade do Porto continua a fazer história nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s). Desta vez foi no CNU de pares, competição disputada esta quinta-feira, em Lisboa, e em que, como se costuma dizer, os mesatenistas portuenses “limparam” quase tudo o que havia a ganhar.

Na prova feminina, onde participavam seis equipas, os dois pares da U.Porto venceram todas as adversárias até se encontrarem na final. Na grande decisão, as estudantes Joana Mota e Raquel Andrade (U.Porto 1) bateram as colegas Sara Costa e Margarida Matos (U.Porto 2), sagrando-se assim campeãs nacionais.

Já no setor masculino, 11 equipas de todo o país disputaram o título nacional. No final, nova vitória para a U.Porto, conquistada por João Neves e António Malheiro (U.Porto 1) frente a uma dupla da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. As outras duas duplas portuenses em prova, compostas por Miguel Pinto e André Cunha (U.Porto 2) e por Vasco Ribeiro e Gonçalo Ribeiro (U.Porto 3), ficaram fora das medalhas.

Em pares mistos, as três equipas da U.Porto derrotaram as restantes sete participantes, ocupando assim os três lugares do pódio. Joana Mota e João Neves foram os primeiros classificados, Raquel Andrade e António Malheiro alcançaram a medalha de prata, e Sara Costa e Miguel Pinto o bronze.

Após ter conquistado, em dezembro passado, o “tri” no feminino e o “bi” no masculino no CNU de Ténis de Mesa por equipas, a U.Porto volta assim a destacar-se na variante de pares com três medalhas de ouro conquistadas nas três provas disputadas, totalizando seis medalhas em nove possíveis.

Gonçalo e Vasco Ribeiro, filho e pai, formaram uma das duplas que representaram a U.Porto.

A representar a U.Porto neste CNU de Ténis de Mesa de pares esteve ainda uma dupla muito especial, composta por pai e filho. Vasco Ribeiro, o pai, frequenta o 1.º ano da licenciatura em História na Faculdade de Letras (FLUP). Já o filho, Gonçalo, estuda no 3.º ano da licenciatura em Direito da Faculdade de Direito (FDUP).

Nos últimos anos, esta equipa da U.Porto tem estado na ribalta do desporto nacional universitário pelos títulos individuais e coletivos que tem vindo a alcançar, mas nada como esta época desportiva. Um ano sem dúvida histórico para a equipa de Ténis de Mesa da U.Porto liderada pelo treinador José Miguel Neves.

A U.Porto volta a competir, se as condições climáticas permitirem, já este sábado, no CNU de Vela em Aveiro.