O Túnel tem uma extensão de 350 metros (foto: JPN)

No âmbito da iniciativa ‘Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra’,  promovida pelo Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em colaboração com a Reitoria da U.Porto, Ordem dos Engenheiros da Região Norte (OERN), Porto Innovation Hub e as Águas do Porto, decorre no próximo dia 20 de junho uma visita ao Túneis do Rio de Vila, sob a Rua Mouzinho da Silveira.

Esta visita tem como objetivo dar a conhecer ao público em geral como a Engenharia Civil se revela na construção e manutenção das nossas cidades. Em cada visita, a equipa projetista (engenheiros e arquitetos) envolvida na obra em análise, explica numa conferência como foram desenvolvidos os projetos e a sua construção, revelando a vertente tecnológica da intervenção. Esta conferência é resumida numa publicação, a Sebenta d’Obra, oferecida aos participantes. Com estas ações vamos percebendo como a ciência se manifesta no nosso quotidiano. Nesta série de vistas vai-se descobrir as infra-estruturas hidráulicas que alimentam a cidade do Porto.

A visita ao Túnel do Rio de Vila será feita em três grupos de 12 pessoas. A primeira terá o ponto de encontro junto às esplanadas de São Bento (em frente à Estação de Comboios), marcado para as 15h30. O grupo seguirá depois para a conferência na Cidade das Profissões na Rua das Flores, liderada pelos autores do projeto de reabilitação no Túnel do Rio de Vila (situado sob a rua Mouzinho da Silveira): Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez a cargo da arquitetura e Jorge Silva com a pasta da Engenharia. Após a conferência realizam-se as visitas seguintes.

Uma nota importante: para a visita é aconselhável o uso de botas de águas (ou outro tipo de calçado impermeável à água), roupa confortável e calças. Os visitantes terão ainda que vestir um fato Tyvek antes da descida ao túnel* (fornecido pela Águas do Porto) e devem levar os pertences pessoais de forma a terem as mãos livres, para uma descida e subida do túnel em segurança

O ciclo de vistas/conferências ‘Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra’ é aberto a toda a comunidade académica e civil e pretende mostrar a importância da Engenharia Civil não só na construção de uma cidade como também na manutenção e desenvolvimento da nossa sociedade.

A entrada é gratuita, sujeita à lotação máxima de 34 participantes e mediante inscrição prévia.

*A descida ao túnel não é acessível a pessoas com mobilidade reduzida nem aconselhável a pessoas com claustrofobia.