Investigação FLUP

O ranking tem como base indicadores como a qualidade de ensino, a reputação académica, a produção científica. (Foto: Egídio Santos / U.Porto)

A Universidade do Porto ocupa a 308.ª posição entre as melhores universidades do mundo de acordo com a edição 2015/2016 do “QS World University Rankings”, voltando a cotar-se como a instituição portuguesa melhor colocada naquele que é um dos mais prestigiados rankings de instituições de ensino superior,

A celebrar a sua décima segunda edição, o “QS World University Rankings” – elaborado pela empresa multinacional Quacquarelli Symonds – tem como base a análise de mais de 3 mil universidades e baseia-se em indicadores como a qualidade de ensino, a reputação académica, a produção científica, a reputação entre empregadores ou a proporção de estudantes internacionais. Desde 2012, a U.Porto já subiu mais de 100 lugares na tabela das melhores universidades do mundo.

Globalmente, e à semelhança da edição anterior, o ranking é liderado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). As universidades de Harvard (EUA) e de Cambridge (Reino Unido) completam o pódio mundial. Para além da U.Porto, Portugal está representado pela Universidade Nova de Lisboa (351ª), a Universidade de Coimbra (367ª), a Universidade de Lisboa (481-490) e a Universidade Católica (651-700).

Recorde-se que, em abril passado, o “QS World University Rankings by Subject” já tinha considerado a U.Porto como uma das 350 melhores escolas do mundo em 13 áreas de ensino e investigação. De acordo com este ranking, a U.Porto está entre as 100 melhores universidades do mundo na área da Engenharia Civil e de Estruturas e no top 200 em cinco outras áreas (Engenharia Química, Engenharia Eletrotécnica, Agricultura e Silvicultura, Farmácia e Farmacologia e Ciências Ambientais). A Universidade surge ainda entre as 200 e as 350 melhores do mundo nos campos das Línguas Modernas, Ciência de Computadores, Engenharia Mecânica, Ciências Biológicas, Medicina, Química e Matemática.

Os resultados globais do “QS World University Rankings” podem ser consultados aqui.