A Faculdade de Economia coloca 11 mestrados na edição deste ano do Best-Masters Ranking. (Foto: Egidio Santos/FEP)

A Universidade do Porto coloca 25 mestrados e pós-graduações – repartidos pela Faculdade de Economia (FEP) e pela Porto Business School – na edição 2017/2018  do Eduniversal Best Masters Ranking, sendo a universidade portuguesa com mais cursos na lista que reúne, anualmente, os melhores programas de formação do mundo nas áreas da economia e da gestão.

Com 11 mestrados destacados neste ranking, a Faculdade de Economia viu oito desses cursos registarem uma subida de posição face à edição anterior.

Os mestrados em Gestão Comercial (10.º lugar a nível mundial) e em Gestão e Economia de Serviços de Saúde (30.º) são os mais bem colocados, a nível nacional, nas respetivas categorias. Já o mestrado em Contabilidade e Controlo de Gestão sobe oito posições, ocupando a 22.ª posição, em 2017/2018. O mestrado em Economia e Gestão da Inovação é o programa que mais se destaca –  subiu 21 posições face ao à edição anterior – ocupando o 32.º lugar no respetivo ranking.

Nos rankings da Europa Ocidental, a FEP mantém, nas respetivas categorias, o mestrado em Data Analytics (8.º) o mestrado em Economia e Gestão de Recursos Humanos (14.º), o mestrado em Economia (27.º), o mestrado em Marketing (27.º), o mestrado em Finanças (29.º) e o Mestrado em Economia e Gestão Internacional (38.º). No ranking mundial, mantém-se o mestrado em Economia e Gestão do Ambiente (15.º), na categoria Sustainable Development and Environmental Management.

A Porto Business School coloca 14 programas de formação, mais quatro do que em 2017. (Foto: Egidio Santos/PBS)

Em relação à Porto Business School, a nota principal vai para a entrada de mais quatro programas nos ranking, face ao ano anterior. A Escola de Negócios da Universidade do Porto vê assim 14 dos seus 20 programas de longa duração reconhecidos por este ranking – e coloca a Pós-Graduação em Comunicação Empresarial no 1.º lugar da sua categoria, na Europa Ocidental.

IT Management, Finanças e Fiscalidade, Gestão de Compras e Abastecimento e Gestão de Operações são as novidades no ranking deste ano, ocupando a 26.ª, 17.ª, 7.ª e 4.ª  posições, respetivamente. Destaque para a Pós-Graduação em Gestão de Compras e Abastecimento que, na sua estreia, vem ocupar a melhor posição absoluta (7.ª) obtida pela Universidade do Porto, a nível mundial.

Os dois programas de MBA marcam também presença neste ranking, com o The Magellan MBA a ocupar a 25.ª posição e o MBA Executivo a 47.ª posição, sendo o melhor programa português, nesta categoria.

Entre os 14 programas da escola de negócios da Universidade do Porto distinguidos pela Eduniversal destaca-se igualmente a performance das pós-graduações em Gestão do Turismo e Hotelaria e Business Intelligence and Analytics, consideradas, respetivamente, a 10.ª e a 12.ª melhores do mundo nas suas categorias.

A escola de negócios da U.Porto coloca mais cinco programas entre os melhores das respetivas categorias. São eles as pós-graduações em Gestão de Projetos (8.ª melhor da Europa Ocidental),  Gestão Imobiliária  (37.ª do mundo), Análise Financeira  (67.º do mundo), Digital Business  (31.ª melhor do mundo e Direção de Empresas (26.ª da Europa Ocidental).

Como é feito o ranking?

O Eduniversal Best Masters Rankings avalia cursos de mestrado individuais em todo o mundo, em mais de 50 áreas de estudo. Com mais de 12.000 programas de pós-graduação avaliados, a cada ano, a análise sustenta-se em inquéritos de satisfação de antigos estudantes , na recolha de informação nas escolas de negócio envolvidas e na análise da reputação das escolas – apoiada por profissionais de recursos humanos. O ranking tem também por base três grandes critérios de avaliação – a reputação, as perspetivas salariais/salário-base dos alunos após a conclusão do programa e o índice de satisfação dos estudantes.