Troféu Universitário de Clubes 2016, Gala FADU

O troféu foi entregue a Marisa Sousa, coordenadora das atividades aquáticas do Centro de Desporto da U.Porto. (Foto: FADU)

A Universidade do Porto conquistou pelo sexto ano consecutivo o Troféu Universitário de Clubes, o galardão atribuído pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) à instituição com mais pontos conquistados nas competições nacionais universitárias nas mais diversas modalidades. O troféu foi entregue durante a 9.ª Gala do Desporto Universitário da FADU, que distinguiu ainda a seleção feminina de Rugby 7s feminino da U.Porto como Melhor Equipa feminina do ano.

A época 2015/2016 foi mais um degrau no percurso de afirmação da U.Porto como principal potência do desporto universitário nacional. Às 229 medalhas conquistadas nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s), onde esteve representada por quase 500 estudantes/atletas, a Universidade somou ainda a participação de 70 estudantes nos Jogos Europeus Universitários (EUSA Games) 2016, o maior evento europeu do desporto universitário.

Catarina Ribeiro, Troféu Universitário de Clubes, 2016

Catarina Ribeiro, capitã da equipa de Rugby 7s da U.Porto, recebeu o prémio para a Melhor Equipa feminina do Ano. (Foto: FADU)

Da noite que premiou aqueles que mais se destacaram no desporto universitário nacional durante a última temporada ficou também a atribuição do prémio de Melhor Equipa do Ano à equipa de Rugby 7s da U.Porto. Para as atuais tricampeãs nacionais universitárias, foi o premiar de um ano histórico, marcado ainda pela conquista da medalha de bronze – a única da U.Porto – nos EUSA Games 2016, competição em que somam já três medalhas (bronze em 2014, prata em 2015 e bronze em 2016).

Recorde-se que a equipa de Rugby 7 feminino  já  tinha conquistado o prémio de Modalidade Coletiva do Ano atribuído em setembro passado, durante a  VIII Gala do Desporto da Universidade do Porto.

Realizada no passado dia 8 de novembro no Teatro Aveirense, em Aveiro, a 9.ª edição da Gala do Desporto Universitário distinguiu ainda a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) com o Prémio PNED – FairPlay Fases Finais 2016. . Em causa esteve a “postura” da equipa da AEFEUP no jogo de atribuição da medalha de bronze no jogo contra a AE ISCTE.

Os restantes premiados deste ano foram a equipa de Futebol 11 da AAUM (Equipa Masculina do Ano), Hugo Serrão – AAUM (Treinador do Ano), Bárbara Luz – AAC (Atleta Feminina do Ano), Júlio Ferreira – AAUM (Atleta Masculino do Ano), Mário Domingues (Prémio PNED – Investigação sobre a Ética no Desporto), António Camilo Teixeira – AAUTAD (Ética no Desporto – Desporto Universitário), a Federação Portuguesa de Canoagem (Galardão Prestígio), Joana Cunha – AAUM (Ética no Desporto – Desporto Universitário).

Durante a Gala foram ainda distinguidos os medalhados nos Jogos Europeus Universitários e nos Campeonatos Mundiais Universitários da temporada 2015/2016, havendo ainda tempo para uma homenagem às organizações locais dos eventos nacionais e internacionais realizados em Portugal.