Teatro Municipal de Vila do Conde

O espetáculo vai ter lugar na Sala 1 do Teatro Municipal de Vila do Conde. (Foto: DR)

É a ópera mais famosa do italiano Gioachino Rossini e, este sábado, dia 16 de abril, vai subir ao palco do Teatro Municipal de Vila do Conde pelas mãos da Orquestra do Norte e voz de vários solistas portugueses. A nova produção do “Barbeiro de Sevilha” assinala a estreia do Ciclo de Ópera nas Universidades do Norte, uma iniciativa promovida pela Associação de Amigos da Orquestra do Norte (AAON) em parceria com as Universidades do Porto, do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A dar vida aos dois atos do “Barbeiro de Sevilha” estará a música da Orquestra do Norte, que contará com a direção musical do maestro José Ferreira Lobo e direção cénica de Paulo Lapa. Na pele de personagens inesquecíveis como Fígaro, o Conde de Almaviva, Dr. Bártolo, Rosina ou D. Basílio vão estar Luís Rodrigues (barítono), Fernando Guimarães (tenor), Pedro Telles (barítono), Liliana de Sousa (meio soprano) entre outros solistas portugueses, muitos dos quais já bem implantados no panorama internacional.

Desenhar e produzir uma programação operática que chegue aos públicos portugueses de forma mais abrangente e mais próxima foi então o desafio que juntou a AAON às três universidades públicas do norte do país. Um objetivo que ganha corpo através de apresentação de um ciclo que faz a sua estreia em Vila do Conde, mas que pretende envolver toda a região Norte do país.

Baseada na primeira peça da trilogia dedicada a Fígaro pelo dramaturgo francês Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais, o “Barbeiro de Sevilha” estreou pela primeira vez no Teatro Argentina, em Roma, a 20 de fevereiro de 1816. Embora não tivesse merecido inicialmente a unanimidade da crítica, a obra, cujo efeito cómico é servido por uma brilhante construção musical e árias que rapidamente se transformaram em ícones, passou rapidamente a ser interpretada nos maiores palcos mundiais de ópera, pelas mais reputadas companhias e cantores deste género musical.

O espetáculo deste sábado tem início às 21h30, na Sala 1 do Teatro Municipal de Vila do Conde. Os bilhetes custam 20 euros e podem ser adquiridos no Teatro Municipal de Vila do Conde (das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 19h00 ou, no dia do evento, a partir das 20h30), no Auditório Municipal de Vila do Conde, nas lojas FNAC, Worten e CTT, ou em www.bol.pt. As reservas podem ser efetuadas presencialmente, por telefone ou email.

Mais informações através do e-mail [email protected] ou do telefone +351 252 290 050.