A FPCEUP acolhe, desde 2012, o SexLab – Centro de Investigação em Sexualidade Humana da U.Porto (Foto: Egídio Santos/U.Porto)

A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), em colaboração com a Faculdade de Medicina (FMUP) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), acaba de lançar um programa doutoral pioneiro a nível europeu, dedicado ao estudo da Sexualidade Humana.

Destinado a psicólogos, educadores, médicos, enfermeiros, sexólogos e outros profissionais nas áreas da Saúde e das Ciências Sociais e Humanas, o PDSH – Programa Doutoral em Sexualidade Humana tem como objetivo promover o conhecimento avançado e o desenvolvimento de investigação nesta área de relevância central, quer para o bem-estar quer para a saúde biopsicossocial. Trata-se do primeiro doutoramento desta natureza no espaço europeu e um dos poucos a nível internacional.

Com a duração de seis semestres, o plano de estudos do PDSH aborda as questões da sexologia clínica, género e identidade, educação sexual, medicina sexual e a saúde sexual e reprodutiva. Em perspetiva está ainda a criação de parcerias internacionais estratégicas, tendo em vista o estabelecimento de um centro de excelência internacional na área da sexualidade na Universidade do Porto e em Portugal.

O curso acaba de receber a acreditação oficial da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, estando prevista a abertura de candidaturas para o ano letivo 2018/2019.

Recorde-se que a FPCEUP acolhe, desde 2012, o Centro de Investigação em Sexualidade Humana da Universidade do Porto (SexLab), um organismo exclusivamente dedicado à investigação experimental e psicofisiológica de diferentes aspetos da sexualidade humana e que tem sido alvo de atenção da comunicação social internacional.