Imagine-se uma aula aberta a estudantes de Engenharia, Desporto, Medicina ou Arquitetura, onde estes são desafiados a explorar temas variados recorrendo a técnicas e metodologias de ensino inovadoras. A partir do próximo ano letivo, tudo isto passará a ser uma realidade na Universidade do Porto através do projeto Aprende+ – Unidades Curriculares “InovPed”, uma iniciativa que dá aos estudantes a possibilidade de frequentarem unidades de formação multidisciplinares, lecionadas por docentes das várias faculdades da U.Porto.

Diferencia a tua formação. Assim se define o lema e o objetivo deste projeto pioneiro que promete “quebrar barreiras” dentro da Universidade. “Estamos a falar de um novo paradigma de ensino e aprendizagem que dá ao estudante a possibilidade de usufruir de toda a riqueza de saberes que existem nas nossas faculdades, potenciando-os na forma de mais valias para o futuro profissional dos discentes”, explica João Veloso, Pró-Reitor da U.Porto com o pelouro da Inovação Pedagógica, sobre uma iniciativa “concebida ainda durante o mandato anterior, sob a liderança do então Pró-Reitor para a Inovação Pedagógica, Prof. Fernando Remião”.

Na prática, estas unidades curriculares (UCs) – a funcionar nas várias faculdades e passíveis de serem integradas no plano de curso dos estudantes – permitirão a quem as frequenta adquirir competências em áreas diferentes dos domínios de formação nucleares que estão a frequentar na sua unidade orgânica de origem. O projeto apoia-se ainda num modelo de ensino com uma forte componente prática, focado na aquisição de competências de trabalho autónomo, mas também na valorização da experiência de trabalhar em equipas multidisciplinares.

Para a inovação destas novas “cadeiras” concorre também a forte colaboração entre os docentes, bem como de outros investigadores e técnicos da U.Porto que estarão envolvidos enquanto formandos. Para João Veloso, “trata-se de um caminho que já vem sendo feito, com sucesso, nos domínios do ensino ou da investigação e em que queremos continuar a investir no futuro, para benefício da Universidade e de toda a comunidade”.

Para já, está previsto o lançamento de seis unidades curriculares logo no 1.º semestre do ano letivo 2018/2019. As  áreas temáticas ao dispor dos estudantes são: Economia CircularCulturas Na Produção De Conhecimento Em CiênciaEducação Artística, Tecnologia E SociedadeRepresentações, Desenhos E Imagens Do TerritórioPatrimónio E Paisagem. Gestão, Análise E Projeto e Desporto e Alimentação Saudável. Para breve espera-se ainda o lançamento de um Laboratório Aberto de Experimentação Interdisciplinar e das unidades de Sustentabilidade da Produção e do Consumo Alimentar (apenas no ano letivo 2019/2020) e de Comunicação de Ciência para Audiências Não Especializadas.

As aulas começam no próximo ano letivo, mas as inscrições para a grande maioria dos cursos estão desde já abertas para os atuais estudantes da U.Porto.

Mais informações (descrição e duração dos cursos, candidaturas) aqui, ou através do e-mail [email protected].