A U.Porto lança um MOOC para dar a conhecer a técnicas de uma alimentação simultaneamente saudável e económica.

Como ler os rótulos dos alimentos? Como preparar refeições reutilizando sobras? Como organizar o frigorífico de forma adequada? Estas são algumas das perguntas que vão ser respondidas no novo MOOC (Massive Online Open Course), lançado na plataforma digital MiríadaX pela Universidade do Porto.

Intitulado “Coma melhor, poupe mais”, este curso online começa no dia 20 de junho e prolonga-se durante quatro semanas. Desenvolvido por um grupo de professores da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (FCNAUP) e pela Unidade de Tecnologias Educativas da UPdigital, pretende dar a conhecer um conjunto de conceitos e dicas úteis para mostrar à população portuguesa que é possível ter uma alimentação saudável e económica ao mesmo tempo, explorando as potencialidades do ensino massivo e global, através de conteúdos audiovisuais de elevada qualidade e permitindo uma gestão própria dos horários dos utilizadores.

Aberto a todos os interessados, este curso pretende apresentar todo o percurso dos alimentos, desde o momento de planificação da compra, até à confeção e conservação, tendo por base a Roda dos Alimentos. Mais do que sugestões de poupança, procura transmitir um conjunto de ideias práticas para comer mais saudável, que por acaso até são económicas e fazem parte da tradição alimentar de Portugal.

Este MOOC tem por base o livro “Alimentação Inteligente: coma melhor, poupe mais” – autoria de Maria João Gregório, Maria Cristina Teixeira Santos, Sara Ferreira e Pedro Graça – cujas instituições promotoras foram a Direção-Geral da Saúde e a Edenred.

O curso encontra-se agora disponível para os utilizadores registados na plataforma MiriadaX, um agregador que põe à disposição de 1345 universidades iberoamericanas um espaço de partilha de conhecimento de forma livre, sem horários, sem custos e sem barreiras. O registo na plataforma e a inscrição no curso são gratuitos e estão já atualmente disponíveis na página do curso da plataforma MiriadaX.