alterações climáticas | CIBIO InBIO

Curso visa ajudar os docentes do ensino básico e secundário a comunicarem mais eficazmente, em sala de aula, as mudanças que estão a acontecer no clima. (Foto: DR)

As alterações climáticas estão na ordem do dia, mas nem todos conhecem as suas causas, impactes ou possíveis medidas de combate ao problema. Para responder a esta falta de conhecimento, a Universidade do Porto (U.Porto) lança, em parceria com o projeto Clima@EduMedia, a segunda edição do MOOC (Massive Open Online Course) “As alterações climáticas nos média escolares”, no qual participa, uma vez mais, o jornalista Daniel Catalão.

Este curso gratuito e online tem o objetivo de capacitar os professores do ensino básico e secundário a usarem os média para comunicarem mais eficazmente, em sala de aula, as mudanças que estão a acontecer no clima, as suas principais causas, impactes e soluções.

Com arranque previsto para o dia 3 de outubro, o curso prolonga-se por cinco semanas e é aberto a todos os interessados no tema, especialmente aos professores das áreas das Ciências e aos responsáveis pelos média escolares. Os utilizadores podem aceder aos conteúdos do curso, a partir de qualquer lugar do país ou do mundo, e têm a possibilidade de fazerem uma gestão autónoma do número de horas que dedicam ao estudo.

O curso está alojado na plataforma ibero-americana Miríada X, que agrega MOOC’s de 1345 universidades pertencentes à rede Universia. As inscrições já se encontram abertas , sendo necessário efetuar, em primeiro lugar, o registo na plataforma.

Sobre o Clima@EduMedia

O projeto Clima@EduMedia está integrado no Programa AdaPT, gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente, IP, enquanto gestora do Fundo Português de Carbono (FPC). Beneficia de um apoio de 472.041,22 Euros, cofinanciados a 85%  pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através do Programa EEA Grants, e a 15% pelo FPC.