U.Porto junta especialistas mundiais para falar de alterações climáticas

Conferência internacional junta especialistas em alterações climáticas na cidade do Porto.

O que são afinal as alterações climáticas? Estaremos a viver acima das possibilidades da Terra? Qual o impacto do CO2? Estas e outras questões são o ponto de partida para a conferência “Basic Science of a Changing Climate: How Processes in the Sun, Atmosphere and Ocean Affect Weather and Climate”, que se realiza nos dias 7 e 8 de setembro, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

Organizada pelo Independent Committee on Geoethics (ICG),  a conferência internacional junta alguns dos principais especialistas mundiais, para (des)construir algumas ideias sobre alterações climáticas. O primeiro dia é dedicado a temas como alterações climáticas e o estado do tempo, CO2 e efeito de estufa. O reconhecido meteorologista e dono da WeatherAction, Piers Corbyn, vai demonstrar que o clima extremo na Europa é “normal, já o tivemos antes”.

Nils-Axel Mörner, investigador e professor sueco, vai partilhar com os participantes os estudos que desenvolve, já desde os anos 70, sobre as alterações do nível do mar. Maria da Assunção Araújo – Professora da FLUP e responsável pela organização em Portugal – e Pamela Matlack-Klein darão a perspetiva do nível do mar no território português. A estes juntam-se também nomes como Michael Limburg, Francois Gervais, Christopher Monckton, Ray Garnett, Madhav Khandekar, Edwin Berry, Karl Zeller e Ned Nikolov, entre muitos outros.

O que está na base das alterações climáticas? São os seres humanos que estão a causar estas mudanças? O segundo dia do congresso é dedicado a compreender este e outros fenómenos, através das perspetivas científicas de autores como Thomas Wysmuller, Benoit Rittaud, Conor McMenemie, entre outros.

O programa completo pode ser consultado aqui.

COMUNICADO

A propósito dos vários comentários publicados sobre a realização da conferência “Basic Science of Climate Change: How Processes in the Sun, Atmosphere and Ocean Affect Weather and Climate” na Universidade do Porto, vem-se por este meio esclarecer que o evento é uma iniciativa do Independent Committee on Geoethics e que a realização do mesmo nas instalações da FLUP não significa que as posições assumidas pelos seus oradores e participantes sejam um reflexo da visão da Universidade do Porto sobre o tema em debate. Nesse sentido, a Universidade do Porto emitiu um comunicado público onde se prestam todos os esclarecimentos sobre o assunto.