São mais de 90 as nacionalidades representadas entre os estudantes internacionais de mobilidade e de grau da U.Porto. (Foto: U.Porto)

Ao todo são 4.609, chegam de mais de 90 países, e escolheram Portugal e a Universidade do Porto para a sua formação académica. Numa altura em que os dados deste ano letivo ainda não estão fechados, a U.Porto “pulveriza” já todos os recordes relativos ao número de estudantes internacionais que estão a frequentar a instituição no âmbito de programas de mobilidade internacional, ou para frequentar um grau / curso completo.

Só no primeiro semestre do ano letivo 2018/2019, 1.526 estudantes de 61 nacionalidades escolheram a Universidade do Porto para completar um período de estudos de seis ou doze meses, ao abrigo de programas de mobilidade, como o europeu Erasmus+ ou Programa Santander. Provenientes dos quatro cantos do mundo, os estudantes chegam este ano de países como Argentina, Síria, Senegal, China, Rússia, Líbano ou Israel. No entanto, o Brasil (518 estudantes), a Espanha (205), a Itália (163), a Alemanha (83) e a Polónia (74) são as nações mais representadas entre o grupo de estudantes estrangeiros que chegam à Universidade ao abrigo de programas de mobilidade internacional. Fora do território europeu, destaca-se o contingente de estudantes que chega de Macau (35 só este semestre).

Note-se que, nos últimos anos, a U.Porto tem registado, de ano para ano, um crescimento contínuo do número de estudantes que chegam à Universidade ao abrigo de programas de mobilidade. Em 2013, por exemplo, esse número fixava-se em 1153 estudantes, cerca de menos 35o do que os registados este ano (1153).

Aos estudantes de mobilidade, somam-se ainda os 3.084 estudantes estrangeiros de grau que chegaram, ou já estão na Universidade a realizar um curso completo. Neste caso, Brasil (2259), Itália (103), Moçambique (85) e Cabo Verde (75) são as nacionalidades mais representadas. Já entre as faculdades que mais estudantes acolhem, destacam-se as de Engenharia (706), Letras (560), Ciências (330), Economia (298) e Belas Artes (194).

Começa a aventura…

No dia 3 de outubro, os estudantes de mobilidade são convidados para uma sessão de boas-vindas em frente à Reitoria da U.Porto. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Dando seguimento a uma tradição com vários anos, a U.Porto promove, no próximo dia 3 de outubro, quarta-feira, uma sessão de boas-vindas aos estudantes internacionais de mobilidade que chegam este semestre à Universidade.

A decorrer ao longo da tarde (a partir das 15h00), no edifício da Reitoria e na “vizinha” Praça Gomes Teixeira, esta sessão incluirá uma receção aos estudantes por parte de Maria de Lurdes Correia Fernandes, Vice-Reitora para as Relações Internacionais e Formação e Organização Académica. Segue-se um lanche convívio com pratos típicos portugueses, a atuação da TAFDUP – Tuna Académica da Faculdade de Direito da U.Porto e a entrega de um kit de boas-vindas que irá acompanhar os estudantes naquela que será a sua “nova casa” ao longo deste ano.